Jesse Lingard era visto como uma das grandes promessas do Manchester United no início da década passada, mas nunca conseguiu atingir o potencial que lhe era previsto. Agora, está a jogar no FC Seoul, da Coreia do Sul, mas passou por um calvário de longos meses em que esteve sem clube.

O inglês, de 31 anos, terminou contrato com o Nottingham Forest no verão de 2023 e este durante muito tempo ausente dos relvados. O motivo? Dedicar tempo à família e aproveitar para recuperar de uma lesão que o apoquentava.

“Durante praticamente toda a minha época [no Forest], sofri de uma tendinite severa nos meus joelhos e tendão de Aquiles. Às vezes jogava com dores e noutras vezes estava demasiado dorido para jogar de todo. A única cura era o descanso, mas no verão, quando fiquei sem contrato, a minha tia ficou doente. Ela era uma pessoa incrível - Pamela Lingard - e juntamente com o meu avô cuidou de mim durante grandes partes da minha infância, enquanto a minha mãe lutava com a depressão”, começou por dizer, ao The Times.

Ainda assim, Lingard passou por momentos ainda mais complicados, uma vez que houve uma morte a transformar a vida num turbilhão de emoções, o que atrasou ainda mais o regresso às quatro linhas.

“Mas durante o último verão [de 2023], ela ficou muito mal. Entrava e saía do hospital e eu pensei que estava a treinar no duro e que sentia falta de estar num clube, mas senti que, ao ficar sem contrato, fazia parte do plano de Deus: ‘Não vou dar-te uma equipa neste momento, precisas de ficar em casa e de estar com a tua família’. Então, foi isso que fiz. Fiquei o máximo de tempo possível com eles e, em novembro, quando a minha tia faleceu, o meu avô levou-o duramente. Entrou em depressão, estava a sofrer de episódios em que ficava tonto também foi hospitalizado. Ele também precisou de cuidados e havia um funeral e um discurso para ser dado”.

Agora está a viver uma experiência diferente no continente asiático, mas nem por isso deixa de ter metas bem definidas.

“As pessoas perguntam-se porque é que troquei a Premier League pela K-League, mas eu queria uma aventura e um novo tipo de desafio. Quando assinei pelo FC Seoul, foi para dois anos, não só para esta época, porque o meu objetivo é trazer troféus à equipa e deixar um legado aqui. Tenho muita fome disso e chegámos aos play-offs, não é um mau primeiro passo”, concluiu.

Neste momento, Jesse Lingard é titularíssimo no Seoul e já leva cinco golos e duas assistências em 21 jogos disputados até ao momento.