Foi mais um fim-de-emana com vários portugueses em ação nos principais campeonatos e Taças na Europa e não só, entre treinadores e jogadores. Destaque para a performance lusa na 3.ª eliminatória da Taça de Inglaterra, com vários golos marcados e pleno de apuramento para os treinadores lusos, incluindo para Ruben Amorim, frente ao Arsenal.
Menos feliz foi Sérgio Conceição, no primeiro jogo na Serie A ao leme do AC Milan. Resumimos o que de mais importante se passou.
Itália: Conceição não teve a estreia desejada como treinador na Serie A
Em Itália, Sérgio Conceição, depois de conquistar a Supertaça de Itália no arranque como treinador do AC Milan, ficou-se por um dececionante empate caseiro na receção ao Cagliari (1-1). No final da partida, o técnico português não poupou críticas à equipa, num jogo em que Rafael Leão jogou 88 minutos. O Milan é 8.º, a 8 pontos do 4.º lugar (último de acesso garantido à Champions League), mas com dois jogos em atraso.
Já o filho de Sérgio, Francisco, falhou por lesão o jogo da Juventus, que também empatou, no dérbi de Turim. Também de fora dos encontros das respetivas equipas ficaram o também lesionado Vitinha (Génova), Rui Patrício (suplente não utilizado na Atalanta) e Dani Silva (suplente não utilizado no Hellas Verona).
Nuno Tavares jogou a última meia hora no empate da Lazio (4.ª classificada) com o Como.
Inglaterra: Amorim começa a mostrar serviço e muitos golos lusos na Taça
Em Inglaterra jogou-se para a terceira eliminatória da Taça de Inglaterra e foram vários os portugueses em destaque. A começar por Ruben Amorim, que depois do empate com o Liverpool para a Premier League levou agora o United ao apuramento para a próxima ronda da Taça ao afastar o Arsenal em pleno Emirates. Foi preciso recorrer aos penáltis, num jogo em que Bruno Fernandes marcou e em que Diogo Dalot foi expulso, mas a turma de Old Trafford parece agora em crescendo.
Os outros treinadores portugueses também não vacilaram nesta ronda da FA Cup. O Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, venceu o Luton Town por 2-0 com uma assistência de Jota Silva (a segunda da época). O Fulham, de Marco Silva, bateu o Watford por 4-1 e o Wolverhampton, de Vítor Pereira, triunfou por 2-1 no terreno do Bristol City, com Gonçalo Guedes e Rodrigo Gomes a titulares e o primeiro a assistir o segundo para um dos golos dos Wolves.
Também Matheus Nunes fez uma assistência, numa goleada das antigas do Manchester City (8-0 ao modesto Salford City), com Bernardo Silva e Ruben Dias de fora. Pelo Liverpool, Diogo Jota jogou os 90 minutos fez o gosto ao pé numa vitória tranquila por 4-0, e pelo Chelsea João Félix bisou na vitória por 5-0 sobre o Morecambe FC, com Renato Veiga (que até pode estar de saída) a alinhar também os 90 minutos, como lateral esquerdo, e Pedro Neto a jogar os primeiros 45 minutos.
Mateus Fernandes esteve igualmente os 90 minutos em campo na vitória do Southampton por 3-0 sobre o Swansea, enquanto no Everton João Virgínia teve uma rara oportunidade como titular, mantendo a sua baliza a zeros na vitória (2-0) sobre o Peterborough. Chermiti, lesionado, ficou de fora e continua sem minutos em campo esta época. Derrotado, entre os portugueses em campo esta semana em Inglaterra, só Fábio Carvalho, titular na derrota por 1-0 do Brentford ante o Plymouth.
França: Armada lusa do Paris Saint-Germain segue no topo
O Paris Saint-Germain segue isolado no topo da Ligue 1, com sete pontos de avanço sobre o Marselha, depois de neste fim-de-semana ter derrotado por 2-1 o StSaint-Étienne. Nuno Mendes foi titular e jogou os 90 minutos, Gonçalo Ramos também jogou de início, mas saiu aos 63 minutos (e ficou em branco, depois de dois jogos seguidos a marcar), Vitinha foi suplente utilizado e, desta feita, João Neves ficou no banco.
Noutros campos, André Gomes jogou os primeiros 55 minutos no empate 0-0 do Lille com o Auxerre, Anthony Lopes fez o segundo jogo na baliza do Nantes num empate 2-2 com o Monaco, Aurélio Buta não evitou a derrota do Stade Reims com o Nice, mas Diogo Moreira ajudou o Estrasburgo a vencer no terreno do Toulouse. Jota não foi convocado no Rennes.
Alemanha: Portugueses discretos na Bundesliga
Não foi um fim-de-semana em que os portugueses tenham estado em evidência na Bundesliga, o que agora passou. Só Tiago Tomás (na vitória por 1-0 do Wolfsburgo sobre o Hoffenheim) e Diogo Leite (jogou os 90 minutos na derrota do Union Berlim com o Heidenheim) foram titulares.
Destaque apenas para André Silva, que entrou em campo a 3 minutos dos 90 na vitória do Werder Leipzig sobre o Werder Bremen, a tempo de fazer a assistência para o golo que selou o triunfo por 4-2.
No Bayern, Raphael Guerreiro não saiu do banco no triunfo sobre o M'Gladbach, enquanto João Palhinha continua de fora, por lesão.
Espanha: Domingos Duarte melhor do que Fábio Silva e Essugo
Na La Liga o destaque vai para um duelo direto entre portugueses, com o central Domingos Duarte a levar a melhor sobre o avançado Fábio Silva e o médio Dário Essugo na vitória por 2-1 do Getafe no terreno do Las Palmas. Foi apenas o sétimo jogo da época do defesa, que jogou os 90 minutos, enquanto do lado do Las Palmas o atacante e o centrocampista (que viu um cartão amarelo) foram, ambos, substituídos aos 80 minutos.
Para além destes três, só mais André Almeida esteve em campo, tendo alinhado 78 minutos no empate caseiro do lanterna vermelha Valencia ante o Sevilha.
Outros destaques: Jesus de novo no topo na Arábia, Ronaldo marcou mais um
Noutros campeonatos, olhamos para a Arábia Saudita, onde o Al Hilal de Jorge Jesus voltou ao topo. Ruben Neves abriu (de penálti) caminho a um triunfo por 5-0 em casa do Al-Orobah e os campeões sauditas em título igualaram assim no topo da tabela o o Al-Ittihad, que não foi além de um empate ante o Al-Feiha, de Pedro Emanuel.
Ainda na Arábia Saudita, Cristiano Ronaldo chegou aos 917 golos na carreira ao marcar de penálti na vitória por 3-1 do Al Nassr sobre o Al-Okhdood. Otávio também foi titular no Al Nassr, que assim ascendeu ao 3.º lugar, mas a 9 pontos dos líderes.
Comentários