O fim-de-semana foi agridoce para os portugueses que militam nos principais campeonatos europeus de futebol. O destaque vai para os vários treinadores lusos lá fora, uns a brilhar e outros com a 'corda ao pescoço'. Mas também houve jogadores lusos a deixarem a sua marca.

Mourinho na porta da saída, NES brilha e Marco Silva 'respira de alívio'

Comecemos por Inglaterra, onde José Mourinho colecionou mais uma derrota frente ao modesto West Ham e está cada vez difícil a sua permanência em Old Trafford. Na semana em que entrou num 'bate bocas' com Pogba num treino, o técnico sofreu a terceira derrota da época em nove jogos oficiais e não ganha há três partidas. A meio da semana, antes da azeda troca de palavras com o astro francês, os 'red devils' foram afastados da Taça da Liga pelo Derby Country, do segundo escalão, em pleno Old Traford. O Manchester United, que em casa já tinha empatado com o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo e perdido com o Tottenham e sido derrotado pelo Brighton & Hove Albion, segue apenas na 10.ª posição da Premier League com 10 pontos, e já a nove dos líderes Manchester City e Liverpool.

Notícias, classificações e resultados: tudo sobre a Premier League

José Mourinho em 'maus lençóis' no United
José Mourinho em 'maus lençóis' no United

Quem continua o seu 'conto de fadas' na elite do futebol inglês é o Wolverhampton e a sua armada portuguesa (Rui Patrício, Hélder Costa, Diogo Jota, Ruben Neves, Ivan Cavaleiro jogaram. A equipa de Nuno Espírito Santo venceu o Southampton de Cédric Soares por 2-0, com Ivan Cavaleiro a marcar o seu primeiro golo na Premier League. A 'alcateia' de NES segue na 8.ª posição com 12 pontos, mais três que o Everton de Marco Silva que voltou as vitórias, após três jogos sem vencer.

Na liderança da prova está o Manchester City, que voltou a ter Bernardo Silva a titular. Os 'citizens' venceram o Brighton & Hove Albion por 2-0 e aproveitaram o empate entre Liverpool e Chelsea para chegarem à liderança partilhada com os 'reds'. O Leicester de Ricardo Pereira (titular) e Adrien (não jogou) venceu o Newcastle.

Cristiano Ronaldo, o assistente

Em Itália Cristiano Ronaldo continua na ribalta, não pelos golos mas pelas assistências. CR7 está um 'mãos largas' e, apesar de não ter marcado, esteve nos três golos, na vitória da Juventus ante o Nápoles por 3-1: assistiu Mandzukic para o empate no primeiro tempo, depois de
Dries Mertens dar vantagem aos de Ancelotti, atirou ao poste para o mesmo Mandzukic recargar para o 2-1 e assistiu Bonucci para o 3-1. Ronaldo soma quatro assistências e três golos em sete jornadas. Neste jogo, Mário Rui foi titular nos napolitanos mas foi expulso a meio da segunda parte com duplo amarelo.

Notícias, resultados e classificações: tudo sobre a Liga Italiana

A Juventus lidera só com vitórias e já tem seis pontos de vantagem sobre o Nápoles, segundo colocado. O Inter Milão, que tem os mesmos 13 pontos da Fiorentina e do Sassuolo, venceu o Cagliari mas João Mário voltou a não sair do banco.

Leonardo Jardim e Miguel Cardoso com a 'corda no pescoço'

Na Liga Francesa os técnicos portugueses são destaque mas pelos piores motivos. Leonardo Jardim e Miguel Cardoso continuam a acumular derrotas e empates e já se fala em despedimento. O Mónaco, do técnico madeirense, perdeu em casa do AS Saint Etienne por 2-0 e caiu para um dececionante 18.º lugar, zona de descida.

Notícias, resultados, classificações e muito mais: o melhor da Liga Francesa está aqui

Os monegascos somam apenas um triunfo nas oito jornadas da Ligue 1, e têm seis pontos, os mesmos do Nantes de Miguel Cardoso, que voltou a não ganhar, embora o empate em casa do Lyon possa ser considerado um bom resultado. Só o Guingamp, no último lugar com quatro pontos, fez pior que Mónaco e Nantes.

Mónaco volta a perder na Liga Francesa
Mónaco volta a perder na Liga Francesa

Com o Mónaco em 'desgraça', (apenas uma vitória em dez jogos oficiais), a Liga Francesa ameaça voltar a ser um 'passeio' para o todo-poderoso Paris Saint-Germain que venceu em casa do Nice por 3-0 (Neymar bisou, o jovem Christopher Nkunku fez o outro tento). Os campeões franceses lideram só com vitórias nos oito jogos já realizados e já levam oito pontos do surpreendente Lille, segundo colocado. A equipa dos irmãos Fonte (José jogou e Rui nem foi convocado) e onde jogam ainda os portugueses Xeka (titular), Edgar Ié e Rafael Leão (os dois últimos entraram no segundo tempo), venceu o Marselha por 3-0 e passa a somar 16 pontos, mais um que Montpellier HSC e AS Saint Etienne.

Barça volta a tropeçar, Real e Atlético não saem do nulo no dérbi madrileno

Em Espanha, parece haver um 'vírus' na Catalunha a 'atacar' o campeão. O Barcelona, que vai vendo o seu povo na rua, a pedir independência da região, somou o terceiro jogo seguido sem vencer, após empatar na receção aos bascos do Athletic Bilbao. Apesar de ter perdido sete pontos nos últimos três jogos, os 'catalães' lideram a Liga Espanhola com 14 pontos, os mesmos do Real Madrid que empatou a zeros no dérbi madrileno em casa do Atlético. Quem tem aproveitado e bem é o Sevilha, onde vai brilhando André Silva. O português marcou na vitória dos andaluzes em casa do Eibar por 3-1 e estão apenas um ponto da liderança, no terceiro posto, mais um ponto que o Atlético Madrid. Os 'colchoneros' têm os mesmos 12 pontos do Bétis, que contou com William Carvalho a partir dos 81 minutos para derrotar o Leganés.

Messi incrédulo: Barcelona não venceu nenhum dos últimos três jogos para a Liga Espanhola
Messi incrédulo: Barcelona não venceu nenhum dos últimos três jogos para a Liga Espanhola

O Rayo Vallecano, com Bebé no onze, empatou a duas bolas na receção ao RCD Espanyol e continua na 18.ª posição com cinco pontos em sete jornadas, embora tenha menos um jogo. O Valência, que contou com Gonçalo Guedes a partir dos 60 minutos, foi até San Sebastián vencer a Real Sociedad por 1-0 e somar o oitavo ponto em sete jogos (14.º lugar).

Notícias, resultados e classificações: tudo sobre a Liga Espanhola

Na Ucrânia ninguém pára o Shakhtar de Paulo Fonseca, que goleou fora o Karpaty Lviv por 6-1, mantendo assim os quatro pontos de vantagem sobre o Dínamo Kiev, após 10 jornadas.

Da Ucrânia até a Alemanha, com uma surpresa: o líder Bayern Munique, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, foi surpreendido em Berlim ao perder com o Hertha por 2-0, naquela que é a primeira derrota na prova. Os bávaros, que tiveram Renato Sanches titular até aos 63 minutos, foram ultrapassados pelo Borussia Dortmund que bateu o Bayer Leverkusen por 4-2. O Bayern é segundo, com os mesmos 13 pontos do Hertha Berlim. O Schalke04, adversário do FC Porto na Champions, obteve a primeira vitória na prova e os primeiros pontos na prova, ao vencer o Mainz 05 por 1-0. Apesar disso, continua na zona de descida, com apenas três pontos. Só o Hannover 96, que ainda não ganhou e tem dois empates, está pior que o Schalke04.

Notícias, resultados e classificações: tudo sobre a Liga Alemã