Finalizado o fim de semana de futebol, analisemos pois quem foram os portugueses que se destacaram a nível internacional nas principais competições.

Espanha

Em Barcelona, e depois de algumas vozes que se têm levantado em relação à contribuição de João Félix, o jogador respondeu com golos. O internacional português foi lançado ao minuto 81 e desbloqueou o jogo ao apontar o 3-2 na partida frente ao Bétis. Ferrán Torres, com um hat-trick, fez os restantes golos dos blaugrana que triunfaram por 4-2. Do lado dos andaluzes, foi Isco, ex-Real Madrid, que marcou os golos da equipa da casa.

João Félix marcou ao Bétis
João Félix marcou ao Bétis créditos: AFP or licensors

Gonçalo Guedes, avançado luso que está cedido ao Villarreal pelo Wolverhampton, estreou-se pela nova equipa no empate frente ao Maiorca (1-1).

# Equipa P J
1 Real Madrid 84 33
2 Barcelona 73 33
3 Girona 71 33
4 Atl. Madrid 64 33
5 Atl. Bilbao 58 33
6 Real Sociedad 51 33
Mais sobre Primera División

No Real Madrid, Carvajal foi herói, ao marcar o golo do triunfo, aos 90+9, que permitiu ao Real Madrid virar uma desvantagem de 2-0, na receção ao lanterna vermelha Almeria. O Girona não tremeu depois das vitórias de Real Madrid e Barcelona, conservando a liderança da La Liga, ao golear o Sevilha por 5-1, depois de ver a perder.

Inglaterra

Em Inglaterra, Diogo Jota foi decisivo no triunfo do líder Liverpool na visita ao Bournemouth (4-0). Sem Salah, o internacional português chamou para si o protagonismo. Primeiro assistiu Darwin Nuñez, que apontou também dois golos, como somou mais tentos na conta pessoal. O internacional português fez o gosto ao pé aos 71 e 78 minutos.

# Equipa P J
1 Arsenal 80 35
2 Man. City 79 34
3 Liverpool 75 35
4 Aston Villa 67 35
5 Tottenham 60 33
6 Man. United 54 34
Mais sobre Premier League

Os reds são líderes na Premier League, com 48 pontos, mais cinco do que o tricampeão City que soma menos um jogo. O Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, com Nuno Tavares a titular, foi derrotado na visita ao Brentford (3-2). Tratou-se apenas da segunda derrota do timoneiro luso, depois do desaire na estreia frente ao Bournemouth.

Já o Arsenal, adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões, regressou aos triunfos, com uma goleada frente ao Crystal Palace 5-0.

Os gunners tinham somado nos últimos jogos um empate (Liverpool) e duas derrotas (West Ham e Fulham), assim como a eliminação em casa na Taça de Inglaterra frente ao Liverpool. Cédric Soares esteve no banco, Fábio Vieira ficou de fora, por lesão.

França

Em França, o Lille de Paulo Fonseca foi ao terreno do Racing CFF, equipa do quarta escalão, para vencer pela margem mínima, com um golo de Haraldsson, aos 33 minutos, e apurou-se para os oitavos de final da Taça de França. Tiago Santos foi suplente, entrando na segunda parte.

O Toulouse, campeão em título na competição, caiu que nem um estrondo, depois da derrota frente ao Rouen, da terceira divisão, nas grandes penalidades. O Toulouse, recorde-se, vai defrontar o Benfica no playoff da Liga Europa.

Gonçalo Ramos marcou pelo PSG
Gonçalo Ramos marcou pelo PSG créditos: AFP or licensors

No PSG, e avesso às polémicas em relação à sua performance, Gonçalo Ramos marcou no triunfo tranquilo do PSG sobre o Orleães, por 4-1. O jogador português fez o 3-0, à passagem do minuto 70, em partida a contar para os 16 avos da final da competição. Danilo e Vitinha foram titulares nos franceses.

O Lyon também seguiu em frente na competição, após a vitória frente ao Bergerac (2-1), equipa do quarto escalão em França. Anthony Lopes foi titular no Lyon.

Itália

O Monza de Dany Mota, perdeu no terreno do Empoli, por 3-0, em partida a contar para a 21.ª ronda da Série A.

O jogador português foi titular, mas foi Zurkowski a estar evidência na equipa adversária. o médio polaco apontou os três golos da vitória do Empoli. O português Pedro Pereira também foi aposta tendo saído ao minuto 67.

# Equipa P J
1 Inter 89 34
2 Milan 70 34
3 Juventus 65 34
4 Bolonha 63 34
5 Roma 59 34
6 Atalanta 57 33
Mais sobre Serie A

A Juventus assumiu a liderança da Séria A, depois de vencer na visita ao Lecce (3-0), em partida a contar para a 21.ª jornada. O Inter apenas irá cumprir o resto do calendário em fevereiro.

A jornada só ficará completa com a realização dos quatro jogos em atraso: Bolonha-Fiorentina, em 14 de fevereiro, Torino-Lazio, em 22 de fevereiro, e Sassuolo-Napóles e Inter Milão-Atalanta, em 28 de fevereiro.

Alemanha

Na Alemanha, o líder Leverkusen voltou a trinfar, aproveitando o desaire do Bayern, desta feita no terreno do Leipzig, por 3-2. Grimaldo, ex-Benfica, voltou a estar em evidência ao fazer duas assistências para os golos de Tella e Hincapie.

Bayer Leverkusen vence nos últimos minutos
Bayer Leverkusen vence nos últimos minutos créditos: AFP or licensors

Raphael Guerreiro foi titular na derrota do campeão Bayern frente ao Werder Bremen, 12.º classificado, por 1-0. Mitchell Weiser, aos 59 minutos, marcou o único golo da partida. O Bayern encontra-se a seis pontos do Leverkusen, mas com menos um jogo. Tratou-se da primeira vitória da equipa de Bremen em 16 anos frente aos bávaros.

O Bochum, com Gonçalo Paciência a titular, triunfou frente ao Estugarda (1-0). O jogo foi retomado, com 40 minutos de atraso após o intervalo, devido a faixas que os adeptos visitantes colocaram junto às bancadas e que bloquearam as saídas de emergência.

# Equipa P J
1 B. Leverkusen 81 31
2 Bayern M. 69 31
3 Estugarda 64 31
4 Leipzig 62 31
5 B. Dortmund 57 31
6 E. Frankfurt 45 31
Mais sobre Bundesliga

O Eintracht Frankfurt, que teve Aurélio Buta como suplente utilizado a partir dos 64 minutos, não conseguiu segurar uma vantagem de 2-0, permitindo o empate do Darmstadt.

No Wolfsburgo, Tiago Tomás entrou ao intervalo da partida frente ao Darmstadt (18.º e último). O resultado fixou-se em 1-1.

Na Grécia, o Olympiacos de Carlos Carvalhal por 2-1, venceu por 2-1 no estádio do Aris Salónica e consolidou o quarto lugar da liga grega. Fran Navarro (cedido pelo FC Porto) e Rodinei marcaram os golos da equipa de Atenas.