Vários golos, uma exibição de encantar em Milão, alguns motivos para festejar, mas também noites para esquecer. Olhamos para como foi o fim de semana dos jogadores e treinadores portugueses em Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.
Inglaterra: primeira vitória dos 'Wolves' com golo português e sortes diferentes para os lusos de Manchester
Na Premier League inglesa o destaque vai para a primeira vitória da temporada para Bruno Lage e para o mais português dos clubes ingleses. Com seis jogadores lusos de início (sete a serem utilizados no total), não foi de estranhar que o único golo do triunfo sobre o Southampton tivesse mão de dois portugueses. O recém-contratado Matheus Nunes assistiu e Daniel Podence marcou.
Menos feliz foi o outro treinador português em prova, com o Fulham de Marco Silva a não resistir ao maior poderio do Tottenham. João Palhinha voltou a ser titular (substituído aos 85 minutos por Carlos Vinícius), viu um amarelo e foi incapaz de travar os 'Spurs'.
Em Manchester, Cristiano Ronaldo voltou a começar no banco no United, enquanto Bruno Fernandes e Diogo Dalot alinharam de início. Pela frente, os 'Red Devils' tiveram o líder Arsenal, de onde Cedric Soares não saiu do banco, ao contrário de Fábio Vieira, que assim se estreou pelos 'gunners'. Quem levou a melhor, porém, foi mesmo o United, com Ronaldo a saltar do banco com o resultado em 1-1, a tempo de ver Bruno Fernandes fazer a assistência para o 2-1, que lançou os de Manchester para uma vitória por 3-1.
A outra equipa de Manchester, o City, teve os seus três portugueses - Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva - no onze, mas ficou-se por uma igualdade na visita ao Aston Villa. Ainda em Inglaterra merece menção o regresso de Diogo Jota aos relvados, suplente utilizado no empate sem golos no dérbi com o Everton. O jovem médio Fábio Carvalho jogou de início, mas saiu ao intervalo com queixas físicas.
Itália: Rafael Leão, príncipe de Milão, Mourinho goleado
Na Serie A italiana houve dérbi de Milão e quem brilhou a grande altura foi um português. O AC Milan venceu o Inter por 3-2 e Rafael Leão foi a figura do jogo, com dois golos e uma assistência. Melhor jogador da prova na temporada passada, o avançado português parece pronto para mais do mesmo esta época e já leva três golos e duas assistências em apenas cinco jornadas. Há até quem já diga, em Itália, que vale 400 milhões de euros.
Se Leão brilhou, a até aqui líder Roma de José Mourinho teve uma noite verdadeiramente para esquecer, a começar por Rui Patrício, na baliza. Os 'gialorrossi' foram goleados por 4-0 na visita à Udinese e o guarda-redes português, para além de ter ido buscar a bola ao fundo das redes por quatro vezes, não ficou nada bem na fotografia num dos golos. Foi a primeira derrota da época do conjunto da capital. Já na Udinese, Beto foi suplente utilizado, mas não marcou.
Miguel Veloso e Mário Rui tiveram razões para sorrir, titulares, respetivamente, nas vitórias do Verona sobre a Sampdória e do Nápoles no terreno da Lazio.
França: Nuno Mendes fez o gosto ao pé no regresso do PSG às vitórias, Lille de Paulo Fonseca também ganhou
Com Danilo (como central), Vitinha (saiu lesionado a meio da primeira parte para dar lugar a Renato Sanches) e Nuno Mendes de início, o Paris Saint-Germain somou a segunda vitória consecutiva por 3-0, desta feita o terreno do Nantes. Nuno Mendes assinou o terceiro golo dos parisienses, o seu primeiro de sempre com a camisola dos campeões franceses.
A par do PSG no topo da Ligue 1 segue o Marselha, que venceu 2-0 em casa do Auxerre, com Nuno Tavares, desta feita, a ser suplente utilizado. Anthoney Lopes esteve na baliza do Lyon na goleada sobre o Angers e Paulo Fonseca levou o seu Lille a uma vitória no terreno do Montpellier. Tiago Djaló e José Fonte foram titulares e André Gomes a saltar do banco a meio da segunda parte para fazer a sua estreia pelo clube.
Espanha: 90 minutos de Félix não chegaram para o Atl.Madrid vencer, mas Valência goleou com portugueses em campo
Na La Liga, o Atl.Madrid ficou-se por um empate 1-1 na visita ao terreno da Real Sociedade. O português João Félix foi titular e jogou pela primeira vez os 90 minutos de um jogo esta temporada, mas não conseguiu fazer a diferença.
Quem se reencontrou com os bons resultados foi o Valência, que goleou 5-1 o Getafe com Thierry Correia a jogar o jogo todo e o recém-chegado André Almeida a alinhar nos derradeiros 20 minutos, estreado-se assim pelo conjunto 'Che'. Do outro lado da barricada esteve Domingos Duarte.
O Bétis, sem William Carvalho mas com Rui Silva na baliza, perdeu 2-1 com o campeão Real Madrid e Domingos Quina jogou os derradeiros 20 minutos na derrota do Elche frente ao Villarreal.
Alemanha: Tiago Tomás voltou no Estugarda, André Silva foi goleado
Na Alemanha não foram muitos os motivos para sorrir para os jogadores portugueses: com André Silva a saltar do banco perto do fim, o Leipzig sofreu uma copiosa derrota frente ao Eintracht Frankfurt e no Estugarda Tiago Tomás regressou à equipa como suplente utilizado, depois de dois jogos ausente devido a problemas físicos, mas a sua equipa ficou-se pelo empate ante o Schalke.
Eduardo Quaresma continua à espera da estreia pelo Hoffenhein (voltou a ser suplente não utilizado), Diogo Leite falhou o empate (1-1) do Union Berlim com o Bayern e Raphael Guerreiro e Aurélio Buta também falharam os compromissos de Dortmund e Eintracht Frankfurt pelos mesmos motivos.
ha:
Comentários