A semana chegou ao fim e outra já está a começar e é altura de analisarmos as prestações dos treinadores e jogadores portugueses nos vários campeonatos de futebol pelo mundo. Um dos destaques vai para a vitória de Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest e de Jorge Jesus no Al Hilal com uma goleada por 9-0. Em contrapartida, Ruben Amorim voltou a perder, em mais um jogo para esquecer em Old Trafford.
Em Itália, Sérgio Conceição sofreu a primeira derrota e em França existiram vários portugueses a levar a melhor. Na Turquia, José Mourinho continua vitorioso, conquistando o quarto triunfo seguido.
Os jogadores lusos tiveram um fim de semana mais apagado, ainda que Fábio Silva tenha estado em evidência com um golo no primeiro minuto de jogo frente ao Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu.
Inglaterra: Marco Silva e NES vencem, Amorim volta a sair derrotado
O Fulham de Marco Silva regressou às vitórias contra o Leicester, após o desaire frente ao West Ham. A equipa liderada pelo treinador português triunfou por 2-0 com golos de Emile Smith Rowe e Adama Traoré. Com este resultado, o Fulham é 10.º classificado com 33 pontos e está a quatro pontos do lugar de acesso ao play-off da Liga Conferência.
No Nottingham Forest-Southampton, o conjunto de Nuno Espírito Santo sofreu para vencer por 3-2, dando continuidade à excelente temporada na Premier League. A equipa sensação contou ainda com Jota Silva a partir dos 38 minutos de jogo. No lado dos visitantes, destaque para o português Mateus Fernandes, que fez a assistência do segundo golo do Southampton, aos 90+1. Assim, o Forest colou-se ao segundo lugar na Premier League com os mesmos pontos (44) do que o Arsenal.
Em sentido inverso esteve Ruben Amorim, que contabilizou mais uma derrota no Manchester United, desta vez diante do Brighton. Os pupilos do ex-técnico leonino perderam por 3-1, numa partida em que não se conseguiram superiorizar e tiveram grandes dificuldades em conter o adversário. Já durante a partida, a insatisfação começou a tomar conta de alguns adeptos, que chagaram a abandonar Old Trafford antes do apito final. O técnico português afirmou, no final do encontro, que não são aceitáveis tantas derrotas.
O Manchester City voltou a fazer uma goelada das antigas com um 6-0 frente ao Ipswich Town, com Ruben Dias e Matheus Nunes no onze inicial. Em contrapartida, Bernardo Silva esteve no banco de suplentes e não foi opção para Pep Guardiola.
Itália: Sérgio Conceição sofre primeira derrota
Sérgio Conceição sofreu a primeira derrota pelo Milan, naquele que foi o segundo round frente à Juventus, agora para a liga italiana. O duelo acabou favorável à Vecchia Signora que venceu por 2-0 com golos de Mbangula e Weah. O treinador português contou com Rafael Leão na equipa titular, mas o número 10 manteve-se em branco na partida. Francisco Conceição ainda não defrontou o pai, já que não esteve sequer no banco de suplentes. Já Alberto Costa, novo reforço no clube de Turim, foi suplente não utilizado.
Espanha: Fábio Silva volta a marcar contra um dos 'grandes'
No campeonato espanhol, o jogador luso em destaque foi Fábio Silva, que marcou no Santiago Bernabéu ao primeiro minuto de jogo. Ainda assim, o tento do avançado não foi suficiente para travar a derrota pesada do Las Palmas frente ao Real Madrid por 4-1. Após ter faturado contra o Barcelona na jornada 15, o internacional português voltou a fazer das suas, desta vez em casa dos merengues.
França: Vitórias francesas com sotaque português
André Gomes foi um dos que sorriu este fim de semana com a vitória do Lille por 2-1 diante do Nice. A equipa francesa não perde há 21 jogos oficiais e subiu ao terceiro lugar na Ligue 1. O médio português foi titular.
O Paris Saint-Germain voltou a contar com vários portugueses em campo, com Vitinha e Nuno Mendes no onze inicial. João Neves e Gonçalo Ramos entraram aos 60 minutos. O médio português foi decisivo na vitória por 2-1 contra o Lens ao assinalar a assistência para o golo da vitória de Barcola.
Outros destaques: Ronaldo vê liderança ao longe, Jorge Jesus impressiona
O Al Nassr de Cristiano Ronaldo e Otávio já passou por momentos mais positivos, uma vez que voltou a escorregar na liga saudita com os dois internacionais portugueses nas opções iniciais. Com mais um empate, o Al Nassr caiu para o quarto lugar e está a 11 pontos da liderança.
Quem ocupa o topo da tabela é o Al Hilal de Jorge Jesus que revalidou a liderança isolada com um resultado esmagador sobre o Al Fateh, orientado por José Gomes. O conjunto de Jorge Jesus triunfou por 9-0 com João Cancelo e Rúben Neves na equipa inicial. Os dois lusos corresponderam com duas assistências.
Ainda na Arábia Saudita, o Al Khaleej derrotou o Al Orobah por 3-0 com Fábio Martins a marcar aos 32 minutos. Destaque ainda para Pedro Rebocho que também foi titular e fez a assistência para o último tento.
O Fenerbahçe de José Mourinho soma e segue com mais uma vitória na liga turca. A equipa do português goleou o Adana Demirspor por 4-0 e já leva quatro vitórias consecutivas e seis jogos sem perder.
Comentários