O Real Madrid foi esta segunda-feira eleito Clube Europeu do Ano 2018 pela ECA (Associação de Clubes Europeus), numa gala realizada na cidade croata de Split.

Esta foi a terceira vez consecutiva que os 'merengues' conquistaram a distinção, tendo como base os "extraordinários feitos logrados durante a temporada 2017/18 ao nível europeu", entre eles a décima terceira Liga dos Campeões.

O RB Salzburgo recebeu o prémio de Melhor Progresso Desportivo, devido à boa prestação na Liga Europa onde foi eliminado nas meias-finais, o que lhe valeu uma subida de 22 lugares no ranking da UEFA.

O prémio para Melhor Programa de Responsabilidade Social foi entregue ao Gent, pelo projeto ‘Revitalizar o Novo Gent’, que tem como objetivo “fortalecer as áreas economicamente desfavorecidas nas redondezas do estádio do clube”.

Já a distinção para melhor Clube de Futebol Feminino foi partilhado por Arsenal e Chelsea, por terem "quebrado o recorde de assistências para um jogo de equipas femininas na Europa": 45.423 espectadores assistiram à final da Taça de Inglaterra feminina, em Wembley.