O retomar da competição na Primeira Liga ucraniana foi adiado por um mínimo de 30 dias na sequência dos ataques da Rússia à Ucrânia na noite de quarta-feira.

A prova encontrava-se interrompida em virtude da tradicional pausa de inverno e deveria recomeçar esta sexta-feira, mas a entidade organizadora confirmou entretanto no seu site oficial que o reinício foi adiado por, pelo menos, 30 dias após a introdução da lei marcial no país durante a noite por parte do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.

Na classificação, aquando da interrupção da prova para a pausa de Iverno, e ao fim de 18 jornadas, o Shakhtar Donnetsk lidera com 47 pontos, mais dois do que o Dínamo Kiev.

Final da Liga dos Campeões, participação no 'play-off' de apuramento para o mundial e vários outras competições futebolísticas em causa

Entretanto, embora o sorteio tenha ditado que a seleção da Ucrânia jogará fora de portas a derradeira fase de acesso ao próximo Campeonato do Mundo, começam a levantar-se também dúvidas em relação a esse 'play-off' de apuramento para o Campeonato do Mundo. A Ucrânia vai defrontar, na meia-final do 'play-off' de apuramento para o Mundial, a Escócia a 24 de março, em Glasgow, e caso ultrapassem a seleção escocesa, os ucranianos terão quatro dias depois - igualmente fora de portas - encontro marcado com o vencedor do embate entre País de Gales e Áustria.

Ainda no que toca ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia e às implicações que o mesmo pode vir a ter no mundo do futebol, recorde-se, já no início da semana surgiram notícias de que a final da Liga dos Campeões, marcada para São Petersburgo, na Rússia, poderia mudar de palco, com o governo britânico a afirmar publicamente que a realização da mesma, marcada para 28 de maio, deve ser efetivamente retirada aos russos.

UEFA garante: "De momento não há planos para mudar o palco da final"
UEFA garante: "De momento não há planos para mudar o palco da final"
Ver artigo

Mas as dúvidas não se ficam por aqui e estendem-se à participação das várias equipas e seleções ucranianas nas mais variadas competições, tendo já, por exemplo, até o Sporting (mais concretamente a sua equipa de sub-19) sido afetado, com a partida que oporia os leões ao Dínamo Kiev, na capital ucraniana, a ser para já adiada por uma semana, de 2 para 9 de março.

E há ainda que ter em conta a participação da Ucrânia noutras competições internacionais, uma das quais marcadas para Portugal no final do mês de março, com a seleção ucraniana feminina de futsal a ter presença marcada para a fase final do Europeu de Futsal Feminino que vai decorrer em Gondomar, de 25 a 27 de março, juntamente com as seleções de Portugal, Espanha e...Rússia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.