Foi um fim de semana mais calmo que o habitual, com a paragem de alguns campeonatos lá fora – em Itália e Alemanha não houve jogos, e os campeonatos inglês e francês deram lugar aos jogos da Taça. Ainda assim, não faltaram surpresas. A começar em Espanha, onde o Real Madrid somou a sexta derrota da época, ao perder em casa (0-2) com a Real Sociedad.

Real Madrid 'afunda-se' em Espanha com a 9.ª derrota em 29 jogos. Solari está a fazer pior que Lopetegui
Real Madrid 'afunda-se' em Espanha com a 9.ª derrota em 29 jogos. Solari está a fazer pior que Lopetegui
Ver artigo

Um resultado que atira os 'merengues' para o quinto lugar, com 30 pontos, menos 10 que o líder Barcelona, que venceu 2-1 no terreno do Getafe. Os catalães, de resto, aproveitaram o empate a uma bola entre Sevilha e Atlético de Madrid para fugir na classificação - 'colchoneros' estão com cinco pontos de atraso, andaluzes com sete. No jogo grande da 18.ª jornada, disputado no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, Ben Yedder adiantou a equipa da casa, aos 37 minutos, a passe de Daniel Carriço, mas Griezmann empatou aos 45', na conversão de um livre direto.

Viajemos agora até terras de Sua Majestade, onde a terceira ronda da Taça de Inglaterra reservou alguns 'tomba-gigantes'. Em Londres, o Fulham foi eliminado em casa pelo Oldham (1-2), atual décimo classificado da quarta divisão inglesa. O Leicester também não fez melhor, ao perder pelo mesmo resultado no terreno do Newport County, 13.º classificado também do quarto escalão inglês. Ricardo Pereira foi suplente não utilizado nos 'foxes', enquanto Adrien Silva voltou a não ser convocado.

Já o Manchester City confirmou o favoritismo e venceu o secundário Rotherham por expressivos 7-0, com Bernardo Silva a ficar no banco (não foi utilizado). Também o Tottenham aplicou 'chapa 7' ao Tranmere, da quarta divisão, enquanto o Manchester United somou a quinta vitória seguida sob o comando de Solskjaer ao vencer em casa o Reading de José Gomes, por 2-0. Arsenal, Chelsea e Everton também seguiram em frente, ao passo que o Huddersfield 'caiu' no terreno do Bristol City (1-0)

José Gomes sai derrotado de Old Trafford
José Gomes sai derrotado de Old Trafford
Ver artigo

Destaque ainda para o Watford, que contou nos 90 minutos com o jovem internacional português Domingos Quina na vitória por 2-0 em casa do Woking, equipa das divisões amadoras de Inglaterra.

Em França, o grande destaque vai para a eliminação do Marselha em casa do Andrézieux, equipa do quarto escalão, em jogo dos 32avos de final da Taça. A equipa marselhesa, sexta classificada na Liga francesa, fez alinhar o português Rolando de início, bem como várias das principais figuras, como Ocampos, Payet ou Florien Thauvin, num onze com poucas alterações, mas acabou mesmo eliminada da prova. Não foi, contudo, a única equipa do principal escalão a ficar pelo caminho: Nice, Bordéus, Angers, Montpellier e Nimes também foram eliminados.

Já o Paris Saint-Germain goleou por 4-0 o Pontivy, do quinto escalão, enquanto o Mónaco venceu por 1-0 em casa do Canet Roussillon, também da quinta divisão, graças a um tento do jovem Moussa Sylla (2'), numa partida em que o ex-Rio Ave Pelé foi titular e Rony Lopes entrou aos 66 minutos - não jogava desde 2 de setembro, devido a lesão muscular. Foi a quarta vitória de Thierry Henry em 15 jogos como treinador dos monegascos, depois de substituir Leonardo Jardim.