A UEFA anunciou esta terça-feira a possibilidade de criar uma terceira prova de clubes, que deverá arrancar em 2021. De acordo com Andrea Agnelli, presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA), o plano está “dependente de aprovação” do comité executivo da UEFA.

Caso a UEFA avance com a nova competição, serão 96 os participantes envolvidos nas provas do organismo que rege o futebol europeu, juntamente com a Liga dos Campeões e Liga Europa. Se a opção de uma terceira prova não avançar (assim cada uma das três provas teria 32 equipas), a outra possibilidade passa pela expansão da Liga Europa, acrescentando-lhe 16 equipas para uma fase de grupos a 64.

Não foram avançados mais dados sobre a nova prova mas o jornal alemão 'Sport Bild' desvenda que a nova prova da UEFA terá 32 equipas e isso irá afetar, diretamente a Liga Europa, que ficaria também com 32 equipas, (os mesmos que há na fase de grupos da Champions), ao contrário das 48 que fazem parte da atual fase de grupos. A ideia de uma terceira competição e de mais formações em prova é a de permitir que países escandinavos e da Europa de Leste tenham acesso às competições de clubes da UEFA, ao contrário do que acontece atualmente onde é muito difícil ter uma equipa desses países nas fases de grupos da Champions e Liga Europa.

Diz ainda o 'Sport Bild', que a comercialização da nova prova seria feita principalmente através das plataformas da internet.

Resta saber os moldes sobre a participação na nova prova, que países terão acesso à mesma e como seria o sistema de qualificação de cada país.

No dia 27 de setembro, o comité executivo da UEFA estará reunido em Nyon, na Suíça, onde a ideia poderá ser discutida.

Há duas semanas, no Mónaco, UEFA assumiu que “há várias ideias” a serem analisadas em comités que incluem membros da ECA, embora o presidente, Aleksander Ceferin, refira que as propostas “estão apenas em discussão”.