O técnico espanhol tentou vender o médio à Juventus em 2008, de forma a angariar dinheiro para contratar Gareth Barry ao Aston Villa. Alonso ficou desiludido com Benitez ao saber que se queriam desfazer dele para angariar fundos para novos jogadores, e preparou-se para abandonar o colosso inglês assim que surgisse uma oportunidade.

A oportunidade surgiu com o Real Madrid e Alonso trocou os “Reds” pelos Merengues, Florentino Perez teve que pagar pelo médio espanhol cerca de 38 milhões de euros.

Foi uma decisão muito difícil de fazer. Depois de cinco anos, tive noites maravilhosas em Anfield com, provavelmente, os melhores fãs do mundo. É por isso, que irei ficar sempre grato e com eles no meu pensamento” disse Alonso à Skysports.

O internacional espanhol não gostou de saber que era dispensável para o clube e a sua saída era inevitável, “No ano passado o clube informou-me que pretendiam vender-me para angariar fundos para novas contratações. Foi uma decisão difícil ou o momento errado para aceitar isso. Aceitei-o como profissional e a partir desse momento soube que era o momento de mudar”.