O FC Barcelona anunciou, hoje de madrugada, Xavi Hernández como novo treinador de futebol da equipa da Catalunha, sucedendo assim ao holandês Ronald Koeman.

Xavi, que cumpriu 17 épocas na equipa principal do Barcelona como jogador, deixou as suas primeiras palavras como treinador do emblema da Catalunha.

"Vamos trabalhar ao máximo. Somos o Barcelona e estamos no melhor clube do mundo. E melhor clube do mundo tem que ganhar, não pode empatar nem perder. Exigência máxima. Tentaremos deixar os jogadores felizes. Teremos que trabalhar muito e com os objetivos claros de tentar vencer. Estou muito otimista e terei de trabalhar muito para fazer as coisas funcionarem", começou por dizer Xavi Hernández, de 41 anos, em entrevista ao jornal Mundo Deportivo, ainda no aeroporto de Doha, no Qatar, sublinhando que "está muito feliz" com a mudança.

"É o maior desafio da minha carreira, um grande desafio. Estou a voltar para casa que é o Barcelona e estou muito contente. Todos têm feito a sua parte, especialmente o clube. Eu sou muito grato ao Barça pela confiança. Eles vieram para Doha, houve uma rescisão de contrato e todos nós temos feito a nossa parte. Estou muito otimista e animado para que tudo corra bem. Estou muito grato ao clube, de verdade", finalizou.