O Athletic Bilbau confirmou esta terça-feira o seu favoritismo ao vencer, em San Mamés, o Mirandés, equipa da II Divisão B, por 6-2, apurando-se para a final da Taça do Rei, na qual irá encontrar FC Barcelona ou Valência.

De resto, a equipa basca já tinha vencido há uma semana o mesmo adversário, no terreno deste, por 2-1, no jogo da primeira mão, mas só hoje pôs termo à carreira brilhante desta equipa do terceiro escalão do futebol espanhol, que eliminou equipas da primeira divisão como o Villarreal (quarta ronda), Racing Santander (oitavos de final) e Espanyol (quartos de final).

O Athletic, que já trazia uma vantagem de um golo, cedo resolveu a questão do desfecho da eliminatória com três golos em pouco mais de 20 minutos, o primeiro por Muniain aos 11, Susaeta, aos 14 e Aurtenetxe, aos 22.

Na segunda parte, o Mirandés ainda replicou com um golo, aos 58 minutos, por Aitor Blanco, mas o Athletic avolumaria o resultado com mais dois golos, ambos de autoria do internacional espanhol Fernando Llorente, aos 71 e 75, antes de o mesmo Aitor Blanco bisar, aos 86, e de César Caneda fixar o resultado final (6-2), com um autogolo.

O Atlhetic de Bilbau aguarda agora pelo desfecho do jogo da segunda mão das meias-finais entre o FC Barcelona e o Valência, na quarta-feira, no Camp Nou, depois do empate 1-1 registado na partida disputada no Mestalla, para conhecer o seu adversário da final.