O Atlético de Madrid manteve-se hoje a sete pontos do líder FC Barcelona, e com mais sete do Real Madrid, ao golear fora um ‘desastrado’ Sevilha por 5-2, em encontro da 25.ª jornada da Liga espanhola de futebol.

O francês Antoine Griezmann foi a grande figura do encontro, ao marcar três golos, aos 42, 51 e 81 minutos, o segundo de grande penalidade, e fazer a assistência para o de Koke, aos 65, numa goleada iniciada por Diego Costa, aos 29.

A formação local até começou bem e criou a primeira ocasião flagrante, mas, após quase meia hora de equilíbrio, ‘desapareceu’, na sequência do primeiro golo, oferta do argentino Banega. O compatriota Mercado também ‘deu’ um, o quarto.

Na parte final, o Sevilha, que caiu para o sexto lugar da tabela, com 39 pontos, sendo ultrapassado pelo Villarreal, ainda atenuou o ‘tamanho’ do desaire, com tentos de Pablo Sarabia, aos 85 minutos, e do ex-benfiquista Nolito, aos 89.

Antes, o Valência, quarto classificado, manteve-se a dois pontos do terceiro, o Real Madrid, ao vencer por 2-1 na receção à Real Sociedad.

Um ‘bis’ de Santi Mina, que marcou aos 34 e 68 minutos, e alguma sorte selaram o terceiro triunfo consecutivo da equipa de Gonçalo Guedes, que saiu aos 73 minutos, enquanto Mikel Oyarzabal apontou o tento da formação basca, aos 54.

A formação ‘ché’ passou a contar 49 pontos, contra 51 do Real Madrid, terceiro, que no sábado goleou por 4-0 na receção ao Alavés, enquanto a Real Sociedad manteve-se com 29, 10 acima da ‘linha de água’, no 14.º lugar.

Nos dois outros jogos do dia, os guarda-redes foram os protagonistas, com Asenjo a parar dois penáltis e Kepa um, garantindo os triunfos de Villarreal (1-0 ao Getafe) e Athletic (2-1 ao Málaga), respetivamente.

Em Villarreal, os locais adiantaram-se logo aos três minutos, pelo turco Enes Unal, mas o Getafe teve duas ‘enormes’ ocasiões para chegar à igualdade, em dois castigos máximos.

Mas, aos 36 minutos, Asenjo deteve o remate de Angel e, aos 51, fez o mesmo na resposta à tentativa de Jorge Molina, sendo, assim, determinante no triunfo do Villarreal, que saltou para o quinto posto, com 41 pontos.

Em Bilbau, o lanterna-vermelha Málaga foi o primeiro a marcar, aos 13 minutos, pelo marroquino Youssef En Nesiry, mas, ainda na primeira parte, o Ahtletic virou o resultado, por Markel Susaeta, aos 17, e Mikel San Jose, aos 44.

Na segunda parte, En Nesiry poderia ter empatado, mas viu a sua grande penalidade ser parada, de forma espetacular, por Kepa, aos 61 minutos. O marroquino acabaria expulso, por acumulação de amarelos, a seis minutos dos 90 regulamentares.

Com este triunfo, o Athletic saltou para o 12.º posto, com 31 pontos, enquanto o Málaga manteve-se na última posição, com apenas 13.