O Barcelona manteve hoje a invencibilidade na Liga espanhola de futebol, depois da vitória sobre o Valência, com o único golo do jogo, da terceira jornada, a ser obtido pelo brasileiro Adriano, num remate quase indefensável.
Com Iniesta no banco - o jogador exibiu no Camp Nou o troféu de Melhor Jogador da UEFA 2011/12 -, o líder FC Barcelona manteve a vantagem de cinco pontos sobre o Real Madrid, campeão em título.
Os "blaugrana", que perderam a Supertaça para o Real Madrid na quarta-feira, continuam a ser a única equipa sem ceder pontos no campeonato, que o FC Barcelona lidera isolado, com nove pontos.
Frente ao Valência, com João Pereira a titular e sem Ricardo Costa (cumpriu um jogo de castigo), o FC Barcelona dominou o primeiro tempo e obteve a vantagem sem surpresa, aos 23 minutos, com Adriano a desferir um remate portentoso.
Com Valdés com pouco trabalho na baliza, foi o guarda-redes do Valência quem teve de se aplicar para evitar que a equipa valenciana retornasse aos balneários com uma desvantagem superior a 1-0.
O Valência voltou mais afoito e, embora os catalães mantivessem o controlo do jogo, quase empatou aos 65, depois de João Pereira ter ganho a bola a Messi, cedido a Victor Ruíz, que centrou para a cabeça de Alves.
Aos 69, a equipa valenciana conseguiu introduzir a bola na baliza contrária, mas Victor Ruíz estava em posição de irregular antes de desviar a bola de Valdés.
A equipa forasteira galvanizou-se e acercou-se mais da área do FC Barcelona, com o argentino Lionel Messi, sem brilhar, a pecar por excesso de individualismo em alguns períodos.
O FC Barcelona acabou num sufoco nos últimos minutos, mas conseguiu segurar o triunfo perante a formação do Valência, que lutou até ao fim, com Victor Ruíz a ter nos pés as melhores oportunidades.
A jornada completa-se na quarta-feira, 26 de setembro, com o Atlético Madrid, vencedor da Supertaça europeia, a jogar na casa do Bétis de Sevilha.