O central Gerard Piqué, assobiado de princípio ao fim, ‘vingou-se’ hoje do Espanyol, ao apontar o golo da igualdade no dérbi aos 82 minutos, mantendo o líder FC Barcelona invicto na Liga espanhola de futebol.
A formação comandada pelo ex-técnico do Benfica Quique Flores ameaçou endereçar a segunda derrota da época aos vizinhos catalães, depois da conseguida na Taça do Rei, ao adiantar-se aos 66 minutos, por Gerard Moreno.
No ‘charco’ em que se transformou o relvado do Estádio Cornella de Llobregat, face à chuva intensa que se abateu sobre Barcelona, o ‘Barça’ ainda conseguiu, porém, salvar um ponto, somando agora 18 vitórias e quatro empates, em 22 jogos.
O encontro foi intenso e o primeiro equipa a criar verdadeiro perigo foi o FC Barcelona, num remate de fora da área do brasileiro Coutinho à barra, aos 22 minutos. Leo Baptistão respondeu por duas vezes, mas não conseguiu bater Ter Stegen.
Na segunda parte, o relvado foi-se tornando cada vez mais ‘complicado’, sobretudo para o futebol do ‘Barça’, e, aos 66 minutos, o Espanyol adiantou-se, num cabeceamento de Gerard Moreno, em resposta a um centro de Sergio Garcia.
O líder do campeonato estava, visivelmente, com dificuldades, mas, aos 82 minutos, conseguiu chegar ao empate, com Piqué a responder de cabeça a um livre do argentino Lionel Messi, que começou no banco e só entrou aos 59. Nesse mesmo minuto, saiu o português Nelson Semedo, que começou de início.
Até ao final, a tensão aumentou, com Gerard Moreno a ‘pedir’ a expulsão, com uma entrada forte sobre Piqué, valendo-lhe a boa vontade do árbitro, que só lhe mostrou o amarelo.
Com este resultado, o FC Barcelona pode ver encurtada para nove pontos a vantagem sobre o Atlético de Madrid, se os ‘colchoneros’ vencerem em casa o Valência, terceiro colocado. No quarto posto, está o Real Madrid (2-2 no reduto do Levante, no sábado).
No primeiro encontro do dia, o Getafe empatou a zero na receção ao Leganés.
*Artigo atualizado.
Comentários