O Barcelona está impedido de contratar jogadores durante um ano. O castigo foi aplicado pela FIFA, devido a irregularidades relacionadas com transferências internacionais e inscrições de jogadores com menos de 18 anos. A Comissão Disciplinar da FIFA concluiu que o clube violou as normas internacionais relativas à transferências e inscrições de jogadores menores de idade.

Desta forma, os blaugrana estão impedidos de fazer qualquer transferência nacional ou internacional durante dois períodos consecutivos, ou seja, o clube só poderá contratar jogadores na janela de mercado para a época 2015/2016. A FIFA detetou uma série de irregularidades nas transferências de dez jogadores menores de idade e uma série de outras infrações nos negócios envolvendo outros atletas.

"Constatou-se que o Barcelona infringiu o artigo 19 do regulamento [sobre os Estatutos e Transferências de Jogadores], no caso de dez futebolistas menores de idade e cometeu outras violações a respeito de outros jogadores, algumas relacionadas com o anexo 2 do regulamento", diz a FIFA em comunicado, acrescentando:

"Constatou-se que a RFEF [Federação espanhola] e o Barcelona violaram várias disposições relativas a transferências e à 1.ª inscrição de menores de nacionalidade estrangeira no clube, assim como outras normas relativas à inscrição e participação de certos jogadores nas competições nacionais. As investigações dizem respeito a vários menores inscritos no clube que participaram em torneios com a equipa entre 2009 e 2013", pode-se ler no comunicado do órgão máximo do futebol mundial.

O artigo 19.º, que versa sobre proteção dos atletas menores de idade, diz que "as transferências internacionais de jogadores são apenas permitidas se o jogador tiver uma idade superior a 18 anos". Mas há exceções como o caso de os pais do jogador se mudarem para o país do novo clube "por razões não relacionadas com o futebol" ou se entre a localização do novo e do antigo clube não distarem mais de 100 quilómetros e o jogador continuar a morar em casa da família".

Dentro da União Europeia ou da Área Económica e Europeia, jogadores com idade entre os 16 e os 18 anos podem ser tranferidos para outros países se o clube que recebe o jogador cumprir com uma série de disposições que tem a ver com a educação do atleta. 

O Barcelona terá de pagar ainda uma multa de 370 mil euros (450 000 francos suíços) à FIFA.

 Já a Real Federação Espanhola de Futebol também foi sancionada com 400 mil euros de multa e terá de regularizar o seu sistema de transferências. 

 *Notícia corrigida às 16h00.