Lionel Messi para a vida. É esta a ideia dos dirigentes do Barcelona, que se preparam para avançar com uma proposta de renovação até 2016. A direcção presidida por Juan Laporta quer aproveitar o excelente momento da equipa - que na época passada conseguiu um inédito 'triplete' (Taça, campeonato e Liga dos Campeões) - para selar a ligação de Messi ao clube até este ter 29 anos.

Além dos sete anos de contrato para o avançado argentino, o Barcelona propõe-se a subir o seu vencimento, tornando-o no jogador mais bem pago do plantel. Messi vai passar a ganhar 10 milhões de euros por ano, a que acrescem prémios por objectivos e os proveitos pessoais em direitos de imagem.

Os catalães deverão também suportar a pesada carga fiscal que incide sobre Messi, pois o argentino já superou o prazo de seis anos de benefício a jogadores estrangeiros, que durante este período vêem os seus rendimentos tributados a 24%, em vez dos 43% para os restantes futebolistas.

O médio espanhol Iniesta também deverá ver o seu vínculo prolongado até 2016, com direito a uma actualização salarial e uma cláusula de rescisão entre 150 e 200 milhões de euros.