O FC Barcelona manteve hoje a liderança da Liga espanhola de futebol, com os mesmos dois pontos de avanço sobre o Real Madrid, ao golear em casa a Real Sociedad por 5-0, na 15.ª jornada.

Depois de o Real Madrid ter vencido em Saragoça por 3-1, horas antes, o FC Barcelona não se atemorizou com a liderança provisória dos madrilenos e somou o nono triunfo consecutivo, no total de todas as competições.

David Villa, aos nove minutos, e Iniesta, aos 33, com duas assistências de Pedro Rodriguez, marcaram e desenharam o resultado ao intervalo.

No início do segundo tempo, o argentino Lionel Messi fez o seu 16.º golo na Liga esta época na conclusão de uma grande jogada com o brasileiro Daniel Alves, ao primeiro toque.

O melhor do argentino, contudo, só chegou aos 87 minutos, quando, após uma jogada extraordinária, o FC Barcelona fez o quarto.

Lionel Messi desembaraçou-se de cinco defesas e rematou cruzado para o seu 17.º golo na Liga, colocando-se a apenas um de Cristiano Ronaldo, melhor marcador da Liga.

Bojan, aos 91, fez o quinto e fechou o resultado.

O FC Barcelona, nos últimos seis jogos, fez 26 golos e não sofreu nenhum.

Antes, o Real Madrid venceu por 3-1 em Saragoça com golos do alemão Mesut Ozil, do internacional português Cristiano Ronaldo e do argentino Di Maria, antigo jogador do Benfica, aos 15, 44 e 47 minutos.

Gabi reduziu aos 54 minutos, na transformação de uma grande penalidade cometida por Ricardo Carvalho (cartão amarelo pela infração).

O Hércules, do português Tiago Gomes, conseguiu hoje em apenas sete minutos dar a volta ao marcador e vencer o Málaga por 4-1.

O Málaga esteve a vencer desde os 12 minutos, com um golo do uruguaio Sebastián Fernández, após assistência do internacional português Duda, mas o francês David Trezeguet, o holandês Royston Drenthe e o espanhol Abraham Paz, aos 66, 69 e 72, respectivamente, sentenciaram a partida.

Kiko Feménia, aos 81, ainda aumentou mais a vantagem para o Hércules, que subiu ao 12.º lugar, com 18 pontos.

Duda saiu aos 53 minutos, dando lugar a Fernando, enquanto o também português do Málaga Eliseu jogou o tempo todo, tal como Tiago Gomes, do lado do Hércules.

O Espanhol, que tinha hoje a possibilidade de alcançar o terceiro lugar, esteve a vencer por 1-0, com um golo do italiano Pablo Osvaldo, mas caiu perante a eficácia do Atlético de Bilbau, traduzida por Llorente (10 golos no campeonato) e David Lopez, quedando-se então pelo quarto posto da Liga.

O equatoriano Felipe Caicedo, antigo jogador do Sporting, colocou também o Levante em vantagem, com o Sporting de Gijon a empatar pouco depois, com um remate certeiro do uruguaio Sebastián Eguren.

O Maiorca, com o português Nunes a tempo inteiro, foi segurando o nulo mesmo até ao fim, quando Serrano marcou para o Racing Santander.

No sábado, o Atlético Madrid venceu 2-0 o Deportivo da Corunha, enquanto o Getafe superou em casa o Villarreal.

O Almeria venceu em Sevilha por 3-1, também no sábado.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.