Quem poderá substituir Messi no Barcelona? Esta é uma das muitas perguntas que os adeptos culés colocam neste momento, depois de o argentino ter manifestado o seu desejo de abandonar o clube já este verão.

O jornal Marca procurou saber que jogadores podiam substituir Messi no Barcelona, tendo em conta as características do argentino e a sua influência no jogo. Utilizando uma ferramenta de 'scouting', ScoutlT, desenvolvida pelo analista de dados espanhol Jesús Lagos (@Vdot_Spain), e que analisa várias aspetos do jogo de Messi, tentou-se perceber quem estaria mais perto de ocupar a vaga do argentino.

Ações durante os 90 minutos, passes em profundidade, penáltis, passes bem-sucedidos, livres, ,remates vitoriosos, remates à baliza, precisão nos passes no último terço, passes verticais, precisão nos passes inteligentes, ataques com sucesso, golos, assistências e duelos ganhos foram alguns aspetos tido em conta.

Foram selecionados as cinco principais ligas (Premier League, LaLiga, Bundesliga, Serie A, Ligue 1) e outras quatro com bom mercado: Brasil, Argentina, Portugal e Holanda.

Com esses dados, o jornal encontrou 10 jogadores com ações semelhantes as do argentino, sendo que há dois portugueses nessa lista: Bruno Fernandes (Manchester United) e Pizzi (Benfica), a que se juntam Neymar (PSG), Serge Gnabry (Bayern), Riyad Mahrez (City), Paulo Dybala (Juventus), Jadon Sancho (Dortmund), Timo Werner (Chelsea), Giorgian de Arrascaeta (Flamengo) e Steve Berghuis (Feyenoord).

O jornal Marca reduziu depois a lista para cinco nomes de atletas cujo balanço entre semelhanças métricas e posicionamento estão ainda mais perto de Messi: Bruno Fernandes, Neymar, Dybala, Mahrez e Berghuis.

Pelos dados analisados, Neymar é aquele que mais se aproxima de Messi no que toca a ações em campo.

Sobre Bruno Fernandes, a Marca escreve que o português do Manchester United não mostra tantas semelhanças métricas como Neymar, Dybala e Mahrez mas parece-se com Messi em 77 por cento, quando analisada as zonas do campo que os dois pisam. Ao nível do drible eficaz, Bruno Fernandes apresenta números perto de Messi e também muita eficácia em remates, tal como o argentino. Bruno Fernandes também tem um alto rácio de assistências por 90 minutos, tal como Messi.

Neymar (2.º mais parecido em métricas mas apenas em 14% de semelhanças em zonas do campo), Mahrez (3º e uns 61% de semelhanças em zonas do campo), Dybala (4.º e unns 91% de semelhanças em zonas do campo), Berghuis (6.º e uns 64% de semelhanças em zonas do campo) e Bruno Fernandes (8.º e uns 77% de semelhanças em zonas do campo).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.