Após a entrevista de Vinicius, onde este apontava para o racismo que, segundo o próprio, estava presente em Espanha, muitos foram aqueles que criticaram as palavras do jogador do Real Madrid, e que, na opinião de alguns, pode por em risco a realização do Campeonato do Mundo de 2030.

Santiago Cañizares é o mais recente a juntar-se a este grupo. Em entrevista à rádio 'Cadena COPE', o antigo guarda-redes espanhol aconselhou o avançado brasileiro a resfriar o seu ímpeto, afirmando que é o próprio jogador do Real o principal responsável pelo tratamento pouco hospitalar de que é alvo.

"Se Vinícius não é muito querido, em Espanha, não é pela raça. Ele já meteu a pata na poça, quando disse que todo o Mestalla era racista, e, agora, volta a fazê-lo", disse o antigo guardião.

Cañizares afirmou que o racismo é um tema que deve ser tratado com a maturidade necessária, e que, neste âmbito, prefere ouvir a opinião de outras figuras do futebol espanhol.

"É uma questão de maturidade. Eu prefiro ouvir alguém como [Dani] Carvajal ou [Luis] De la Fuente. Não é pela raça dele, garanto", concluiu.