A La Liga foi obrigada a mudar os dias dos jogos do fim de semana de abertura da época, apenas dois dias antes da data inicialmente marcada.

A liga espanhola anunciou na noite da passada quarta-feira que se resignou ao "absurdo" da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), de forma a evitar "danos desportivos irreparáveis aos clubes".

É a última de várias disputas entre os dois orgãos que controlam o futebol espanhol, que têm estado em luta devido ao calendário há mais de um ano.

A La Liga quer prolongar os jogos de sexta a segunda-feira para maximizar as receitas televisivas, enquanto que a federação está determinada a manter os jogos apenas aos sábados e domingos.

"De forma a evitar danos desportivos irreparáveis aos clubes afetados por este absurdo da RFEF, a La Liga reagendou os jogos inicialmente marcados para sexta e segunda-feira nesta primeira jornada", disse a Liga num comunicado.

Isto significa que o jogo de abertura da época incialmente previsto para sexta-feira às 20h de Lisboa (19h em Espanha) entre Granada e Athletic Bilbao será disputado no sábado às 19h30 (hora de Lisboa).  E o Alavés - Real Bétis, que estava marcado para segunda, às 20 horas foi mudado para domingo, às 13 horas.

Desta forma o primeiro jogo da época será o Eibar contra o Celta de Vigo em Ipurua no sábado, às 15 horas. Todos os jogos continuam sem adeptos nas bancadas.

Mas a La Liga anunciou a sua "firme intenção" de levar este caso ao Ministério Espanhol do Desporto em relação à segunda jornada, que também tem apitos iniciais marcados para sexta e segunda-feira.

Um juíz em Madrid irá decidir a 6 de outubro que organização tem a palavra final no agendamento de jogos. A La Liga é responsável pelas duas principais divisões espanholas, enquanto que a federação supervisiona as competições do terceiro escalão para baixo, além do principal escalão feminino.

O campeão Real Madrid, o Barcelona, o Atlético de Madrid e o Sevilha ficam de fora do fim de semana de abertura, por terem estado envolvidos nas fases finais das competições europeias.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.