O Barcelona anunciou esta sexta-feira a suspensão de toda a atividade da equipa principal de futebol, devido ao surto de Covid-19 que assola Espanha e o mundo.
Esta decisão dos catalães vai na linha do que está a ser feita noutros clubes, como o Real Madrid, que suspendeu toda a atividade do clube esta quinta-feira, depois de Trey Thompkins, jogador da equipa principal de basquetebol, ter acusado positivo a um teste de Covid-19.
O clube catalão assinala que “face à situação sanitária, e atendendo à recomendação dos responsáveis médicos do clube, a primeira equipa de futebol suspende toda a sua atividade até nova ordem”.
A decisão foi tomada depois de uma reunião entre o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, e os jogadores, com a presença dos médicos Jaume Pedros e Antoni Trilla.
“Os jogadores continuarão nas suas casas a fazer um trabalho físico personalizado e específico, supervisionado pelos preparadores físicos nos próximos dias”, avançou ainda o FC Barcelona.
O líder da Liga espanhola ficou hoje a saber que o encontro caseiro de quarta-feira com o Nápoles, da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, foi adiado, já que a UEFA cancelou todos os jogos sob a sua égide na próxima semana.
Os catalães, que contam no seu plantel com o português Nelson Semedo, iniciaram a semana a preparar o jogo com o Maiorca, que se iria realizar no sábado, mas também foi adiado, já que a Liga espanhola está suspensa.
De recordar que esta quinta-feira a primeira e segunda divisões espanholas foram suspensas, devido ao surto de Covid-19. A suspensão fica válida, durante as próximas duas semanas e será reavaliada depois do "final das quarentenas decretadas nos clubes afetados e de outras situações que possam ocorrer". Já na passada quarta-feira a Real Federação Espanhola de Futebol tinha decidido suspender todas as competições não profissionais.
O Leganès também suspendeu os seus treinos depois de o diretor-geral da equipa ter sido infetado com o Covid-19.
Além do impacto desportivo, a suspensão das provas de futebol profissional terá impacto financeiro nos clubes. O jornal 'Marca' fez as contas e chegou a seguinte conclusão: se não houver mais futebol esta época, os clubes da Primeira e Segunda Divisões terão perdas na ordem dos 678,4 milhões de euros.
De acordo com os últimos números, Espanha é o segundo país da Europa com mais casos de infetados com Covid-19, com quase quatro mil, depois de superar a Alemanha (2.512) e França (2.828). O surto já provocou 90 mortes em Espanha. Itália é o país europeu com mais infetados e mortes.
O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.
O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.
Veja neste mapa (alguns) dos eventos já afetados pelo Covid-19
Comentários