O governo espanhol decretou que todos os eventos desportivos no país serão a porta fechada, até 05 de abril, devido ao surto de coronavírus. A decisão foi tomada esta manhã, em Conselho de Ministros.

A Liga profissional de futebol, entidade responsável pela organização da primeira e segundas divisões, refere que o CSD indica que os jogos, “a partir de hoje e, pelo menos, durante as duas próximas semanas” serão à porta fechada.

Uma medida que inclui já o jogo de hoje entre o Eibar e a Real Sociedad.

“A Liga continuará em permanente contacto com o Ministério da Saúde e o CSD no cumprimento das suas decisões e/ou recomendações, tendo em conta a saúde dos adeptos, jogadores, empregados dos clubes, jornalistas, devido à crise sanitária do Covid-19”, refere o organismo em comunicado.

No dia 05 de abril, o governo espanhol voltará a reunir-se para decidir que medidas tomar, dependendo da evolução da pandemia no país. O governo da Comunidad de Madrid suspendeu também todas as competições municipais.

Assim, as próximas duas jornadas da primeira e segunda divisão espanholas de futebol serão realizadas à porta fechada.

As jornadas 28 e 29 da Primeira Liga e as 32 e 33 da Segunda Liga não deverão ter adeptos nas bancadas. O Real Madrid será dos mais afetados já que irá jogar em sua casa nas próximas duas jornadas da Liga Espanhola.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 3.900 mortos.

Cerca de 113 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 62 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

O Governo português decidiu suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

Portugal regista 39 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

*Artigo atualizado com a confirmação da medida por parte do Governo Espanhol

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.