Não é uma escolha unânime. Mesut Ozil está a ser apontado ao Barcelona mas existem muitas dúvidas de que o jogador se consiga adaptar ao clube espanhol, existindo mesmo dúvidas de que se poderá tornar num 'novo' Arda Turan, jogador que chegou com estatuto de craque mas que não tem tido um grande rendimento.

Segundo avança o jornal espanhol Sport, a possível contratação do médio alemão terá aberto uma divisão interna no clube. Enquanto que alguns valorizam o dinheiro que se pagaria por Ozil (20 milhões de euros), ao contrário daquilo que teria de pagar por Coutinho (aproximadamente 150 milhões de euros).

Por outro lado, existem membros que apontam aspectos negativos ao médio alemão. "Seria o novo Arda [Turan]", refere uma fonte da entidade. Esta comparação deve-se ao facto de Turan estar há três anos e meios no clube e não tem demonstrado a qualidade necessária para se afirmar.

Recorde-se que Ozil foi contratado ao Arsenal há quatro anos atrás por 45 milhões de euros e, agora, os 'gunners' procuram receber menos de metade do que pagou por ele. Isto deve-se ao facto do jogador terminar o contrato em junho de 2018, o que poderia levar a sair a custo zero no próximo verão.

O salário pedido pelo jogador seria outro ponto negativo, visto que o médio alemão terá pedido 19 milhões de euros brutos por temporada, um valor que o colocaria ao nível de Luís Suárez, algo que poderia mexer com o balneário e com a massa salarial do clube.

Ozil também é conhecido por ter um amplo historial de problemas físicos, muitas lesões que podem estar relacionadas com a sua vida noturna ativa, algo que já passou quando estava no Real Madrid. Também protagonizou outro tipo de incidentes como, por exemplo, alegações de ter atropelado um fotógrafo e ter-se afastado.

Teve problemas com Ancelotti, que o chegou a ameaçar. "Ou te sacrificas pela equipa e pelo sistema, ou vais embora". E foi. Rumou ao Arsenal, onde continuou a sair durante a noite depois dos jogos, quer ganhasse ou perdesse. O jornal The Sun, chegou mesmo a apelidá-lo de um "fracasso de 45 milhões de euros", depois de uma derrota do Arsenal por 5-1 frente ao Liverpool.

Ozil também tem problemas com o seu pai. Antes do Mundial, pai e filho encontraram-se nos tribunais. Até outubro de 2013, Mustafa era o agente do jogador mas Mesut despediu-om reclamando um automóvel da empresa de marketing que tinha o seu nome e um milhão de euros.

O seu pai respondeu ao pedido do jogador, pedindo 630 mil euros relativos a comissões por uma série de contratos publicitários e patrocínio. No final, chegaram os dois a acordo e, neste momento, é o irmão Mutlu que gere a carreira de Ozil.

O medo existe também no Barcelona que se contrate o jogador e ele não aceite o papel que lhe esteja destinado e acabe por se tornar num novo Arda Turan.