Ainda não houve golos no 'superclássico' deste sábado em Camp Nou. O Barcelona, como lhe competia, entrou melhor no 'clássico' do futebol espanhol, obrigando a equipa de Madrid a recuar muito no terreno e a jogar num ritmo mais baixo.

Depois de um início de jogo marcado pela sentida homenagem a Johan Cruijff, o tridente Messi-Neymar-Suárez começou desde logo a criar muito perigo junto à baliza de Keylor Navas. O meio-campo do Real Madrid tentava estancar o caudal ofensivo do Barça, através de entradas impetuosas de Casemiro, mas a inteligência dos homens de Luis Enrique conseguiu quase sempre levar a melhor sobre os rivais.

Aos 23 minutos, Messi caiu na entrada da área do Real Madrid e pediu-se grande penalidade num lance em que o Barcelona surgiu em igualdade numérica com a defesa do Real Madrid. No entanto, Sérgio Ramos pareceu travar o argentino fora da grande área.

A partir da meia-hora de jogo, o Real Madrid ganhou mais confiança e começou a aventurar-se mais na frente de ataque através da velocidade de Gareth Bale, que permitiu aos 'merengues' criarem algumas situações de perigo junto à área de Bravo, mas nem Ronaldo nem Benzema aproveitaram as boas movimentações do galês.