O ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell terá “comprado” de forma ilegal um fígado para Eric Abidal, ex-jogador e atual secretário do clube, em 2012, quando este foi submetido a um transplante hepático devido a um cancro. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo jornal espanhol 'El Confidencial', que adianta que Abidal saberia da origem do fígado.

A Guarda Civil e a Polícia Nacional intercetaram quatro chamadas telefónicas, datadas de 2017, nas quais Sandro Rosell admite ter comprado “um fígado ilegal” para o jogador francês. As chamadas já foram remetidas para o Ministério Público espanhol.

Em 2011, Abidal foi submetido a uma cirurgia, na clínica do Barcelona, para retirar um tumor no fígado. Um ano depois, o estado de saúde do defesa francês voltou a piorar e, em abril de 2012, após encontrar um dador - um primo do ex-jogador chamado Gerard -, Abidal foi alvo de um transplante de fígado novamente na clínica do clube.

Entretanto, a Fundação Eric Abidal emitiu um comunicado a desmentir que o fígado que o antigo jogador recebeu tenha sido adquirido no mercado negro.

"Todo o processo do transplante foi feito de acordo com os procedimentos e protocolos estabelecidos. A fundação Eric Abidal lamenta que se coloque causa a honorabilidade de todos os implicados no processo, a quem Eric Abidal dedica grande admiração e deixa um enorme agradecimento, especialmente ao dador, o seu primo Gerard", pode ler-se no comunicado.

Fonte do Barcelona, contactada pelo jornal catalão Sport, também desmentiu "categoricamente que tenha havido alguma ilegalidade no tratamento, operação e transplante" do antigo jogador.