Subiu para 17 o número de infetados com Covid-19 no Alavés, emblema da Liga Espanhola de Futebol. O clube do País Basco anunciou, esta quarta-feira, que após exames, foram detetados mais 15 casos positivios de coronavírus, entre eles três futebolistas do plantel principal de futebol.

Em comunicado divulgado no sítio oficial na Internet, o emblema da cidade de Vitória -  no qual joga o internacional sérvio Ljubomir Fejsa, emprestado pelo Benfica -  não revelou os nomes dos atletas infetados. Sabe-se apenas que, dos 15 novos casos, sete deles são do corpo técnico da equipa de futebol. Cinco trabalhadores do clube também testaram positivo ao Covid-19.

O clube, que fechou portas depois dos primeiros dois casos positivos, sublinha que foram realizados testes na equipa de basquetebol, Kirolbet Baskonia, e todos deram negativo para Covid-19.

Diz o Alavés em comunicado que todos os infetados estão "assintomáticos e em bom estado de saúde", em isolamento nas respetivas residências, a cumprir o período de quarentena.

O País Basco é um dos principais focos da doença em Espanha. Até agora fora detetados 973 casos de pessoas infetadas com Covid-19 na Comunidade Autónoma Basca, de acordo com dados de hoje do Ministério da Saúde espanhola. Espanha regista, até hoje 13910 casos.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.200 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 82.500 recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 170 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Depois da China, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, o que levou vários países a adotarem medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que no dia anterior, e deu conta da segunda morte no país em consequência da pandemia.