O Espanyol, com Simão Sabrosa e Pizzi no “onze”, sofreu este sábado uma pesada derrota por 3-0 no terreno do Levante, que subiu provisoriamente aos lugares europeus, na 10.ª jornada do campeonato espanhol de futebol.

Em Valência, o marroquino Nabil El Zhar bisou, aos 25 e 51 minutos, e Baba Diawara, antigo avançado do Marítimo, também marcou, aos 27, naquela que foi a primeira vitória do Levante em casa, num jogo em que Sergio Pinto não saiu do banco de suplentes.

Com este resultado, a formação valenciana igualou provisoriamente Getafe e Athletic Bilbau no quinto lugar da competição, o último que permite o acesso às competições europeias na próxima temporada.

Antes, o FC Barcelona bateu o Real Madrid, por 2-1, e colocou-se com seis pontos de vantagem sobre o eterno rival "merengue".

Em Camp Nou, o brasileiro Neymar e o chileno Alexis Sanchez marcaram os golos dos catalães, aos 19 e 78 minutos, enquanto o jovem Jesé fez o tento de honra do Real Madrid, aos 90+1.

Com este resultado, o FC Barcelona manteve a liderança isolada do campeonato espanhol, agora com 28 pontos, mais quatro do que o Atlético Madrid, que nesta ronda recebe o Bétis, e mais seis do que o Real Madrid, que sofreu o segundo desaire na prova.

Na sua estreia no “el clássico” do futebol espanhol, Neymar colocou a formação catalã em vantagem aos 19 minutos, com um remate “seco” já dentro da área, num lance em que a defensiva "merengue" deu muito espaço ao avançado brasileiro.

Na segunda parte, o jogador “canarinho” podia ter bisado, mas viu Diego Lopez impedir o seu remate, numa altura em que o Real Madrid começou a ganhar algum ascendente na partida.

Primeiro, Cristiano Ronaldo obrigou Victor Valdes a grande defesa e, pouco depois, Benzema, que rendeu na segunda parte o apagado Gareth Bale, atirou com estrondo a bola à barra da baliza do guardião do FC Barcelona.

Num jogo em que Lionel Messi este algo discreto, aos 78 minutos, Alexis Sanchez praticamente garantiu o triunfo do FC Barcelona, e “levantou” o Camp Nou, com um precioso "chapéu" a Diego Lopez, ainda de fora da área.

Já nos descontos, o avançado Jesé fez o tento do Real Madrid, num lance com assistência de Cristiano Ronaldo, que na segunda parte protestou veementemente uma grande penalidade, por pretensa falta de Mascherano.

No primeiro jogo do dia, o Celta de Vigo, com um “bis” de Alex Lopez e um tento do ex-benfiquista Nolito, foi a Málaga golear por 5-0 a formação da casa, que apresentou Antunes e Duda no “onze” titular.

Com este resultado, o Celta somou apenas a sua segunda vitória na prova e saiu provisoriamente dos lugares despromoção.