O FC Barcelona reforçou hoje a liderança da Liga espanhola de futebol, mas sofreu bastante para vencer no campo do Osasuna (2-1), num encontro em que deu a volta ao marcador após a expulsão de Robert Lewandowski.
Vinte e quatro horas depois de passar a ser o novo líder da prova, face ao desaire por 3-2 do Real Madrid na casa do Rayo Vallecano, no fecho da 13.ª jornada, o emblema catalão iniciou a 14.ª ronda no campo do atual sexto classificado e chegou ao triunfo graças a um ex-Sporting e ex-Vitória de Guimarães, o brasileiro Raphinha, que foi determinante aos 85 minutos.
O jogo ficou sobretudo marcado pela expulsão de Robert Lewandowski, com duplo amarelo, aos 31 minutos, situação que o avançado polaco não vivia desde 2013, quando ainda representava o Borussia Dortmund.
Nessa altura, o FC Barcelona já perdia por 1-0, com Garcia a marcar para a equipa de Pamplona, logo aos seis minutos, resultado que se manteve até ao intervalo.
Mesmo com 10 jogadores em campo, a equipa de Xavi operou a reviravolta na segunda parte, primeiro com Pedri a refazer a igualdade, aos 48 minutos, e depois com Raphinha, com um ‘chapéu’ de cabeça, a consumar a ‘remontada’ perto do final da partida.
Isto significa que o FC Barcelona passa a contar, provisoriamente, cinco pontos de vantagem sobre o campeão Real Madrid, que na quinta-feira recebe o Cádiz, penúltimo.
No Pais Basco, o Athletic Bilbau juntou-se à condição a Bétis e Atlético Madrid na terceira posição, com um triunfo caseiro por 3-0 sobre o Valladolid, 10.º, com destaque para um ‘bis’ de Gorka Guruzeta.
Cada vez mais com o estatuo de lanterna-vermelha está o Elche, que foi derrotado na receção ao Girona (2-1) e continua a somar apenas quatro pontos, a sete da salvação, embora essa diferença possa aumentar com o decorrer da jornada.
Comentários