Gareth Bale pode desfalcar o Real Madrid nos próximos 12 jogos em solo espanhol, devido a um gesto polémico que fez no passado fim de semana no dérbi com o Atlético de Madrid.

A Liga Espanhola enviou ao Comité Disciplinar da Real Federação Espanhola uma queixa devido à celebração do galês após o golo marcado ao Atlético de Madrid (3-1).

Na altura, o avançado virou-se para os adeptos 'colchoneros' e fez um gesto obsceno com os braços, conhecido como "manguito".

Esses gestos de Bale, de acordo com uma nota da La Liga, representam uma "provocação viva ao público" e que "incitam à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância no desporto".

De acordo com o regulamento, "qualquer celebração ofensiva que possa gerar crispação do público uma vez que é entendida como contrária às boas práticas do desportivos pode resultar numa suspensão entre três a 12 partidas".
Agora, o Comité Disciplinar irá analisar esta queixa e terá em conta a real reação do público ao gesto de Bale, algo que será avaliado através das imagens televisivas e do relatório do árbitro.

Caso seja punido com 12 jogos, Bale jogará apenas mais dois jogos esta temporada na La Liga, numa altura em que faltam 14 jornadas para o fim do campeonato espanhol.