O treinador espanhol Pep Guardiola classificou hoje Andrés Iniesta, que anunciou a saída do FC Barcelona, como “um futebolista com um dom natural incomparável” e garantiu que o mundo do futebol vai recordá-lo por mais de 50 anos.

“Com ele tudo flui de forma natural. O mais importante que posso dizer sobre ele é que é naturalmente perfeito (…) Acredito que o futebol continuará a falar dele por mais de 50 anos”, disse o treinador do Manchester City, que orientou Iniesta no FC Barcelona.

Andrés Iniesta, que completa 34 anos em maio, anunciou hoje que vai deixar o FC Barcelona no final da temporada, após 22 anos no clube, ao qual chegou com 12 anos e no qual se estreou pela equipa principal há 15 temporadas.

Guardiola aproveitou para agradecer a Iniesta, admitindo que o jogador o ajudou a “compreender melhor o futebol” e admitiu que gostaria de o ver regressar ao FC Barcelona “para ensinar os mais jovens e também os profissionais”.

“Para mim e para a minha equipa com Tito Vilanova, ele foi uma pessoa muito importante nos nossos primeiros tempos no Barcelona, as coisas nem sempre foram fáceis, mas ele apoiou-nos sempre”, disse Guardiola, que orientou o clube catalão entre 2008 e 2012.

Questionado sobre o seu futuro, Iniesta disse que deixa o 'Barça' no final da temporada, mas não revelou qual o seu destino, reforçando apenas que nunca jogaria contra o FC Barcelona, pelo que não continuará a jogar na Europa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.