Um ‘hat-trick’ do uruguaio Luis Suárez, que chegou aos 40 golos, valeu hoje ao FC Barcelona a vitória por 3-0 no reduto do Granada e a revalidação do título espanhol de futebol, na 38.ª e última jornada.

Sem margem de erro pela quinta ronda consecutiva, o conjunto de Luis Enrique voltou a não falhar, acabando o campeonato com mais um ponto do que o Real Madrid, vencedor na casa do ‘Depor’ por 2-0, com um ‘bis’ de Cristiano Ronaldo, que saiu ao intervalo com uma lesão no pé direito.

O ‘Barça’ somou o segundo triunfo consecutivo e o oitavo em 12 anos, reforçando a sua hegemonia na ‘era Messi’, embora a Liga espanhola 2015/16 tenha sido pautada pelas quatro dezenas de golos de Suárez, mais cinco do que Ronaldo.

O FC Barcelona chegou a estar, provisoriamente, no segundo posto, quando, logo aos oito minutos, Ronaldo inaugurou o marcador na Corunha, de baliza aberta, depois de uma assistência involuntário de Benzema, que falhou o remate.

A formação catalã esteve, porém, sempre no controlo do seu jogo e, aos 22 minutos, adiantou-se no marcador, com Suárez a encostar para a baliza deserta, depois de um cruzamento da esquerda de Jordi Alba.

Na Corunha, Ronaldo aumentou a vantagem dos ‘merengues’, aos 25 minutos, mas, em Granada, Suárez não lhe quis ficar atrás e, aos 38, também aumentou para 2-0 o avanço do ‘Barça’, agora em resposta a um passe de Dani Alves.

Aos 58 minutos, o FC Barcelona ainda se assustou, mas foi salvo por Ter Stegen, que parou o remate do isolado Fran Rico, e, até final, limitou-se a controlar as operações.

A tranquilidade total chegou aos 86 minutos, após uma jogada do trio da frente: Messi isolou Neymar e este ofereceu o ‘hat-trick’ a Suárez, sentenciando o ‘bis’ do FC Barcelona, que somou o quinto triunfo consecutivo na prova.

Na Galiza, o Real Madrid não marcou qualquer golo na segunda parte, algo que se poderá relacionar com a saída ao intervalo de Cristiano Ronaldo, com queixas no pé direito.

O ‘capitão’ da seleção lusa e Pepe foram titulares no Real Madrid, enquanto, em Granada, Miguel Lopes e Ricardo Costa fizeram parte do quarteto inicial dos anfitriões, com o central a ser substituído aos 81 minutos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.