O ex-presidente do FC Barcelona Joan Laporta disse hoje que está “preparado” e “com vontade” de concorrer às eleições do clubes espanhol, apesar de ainda não ter tomado uma decisão definitiva sobre o assunto.

As declarações de Laporta, que presidiu o FC Barcelona entre 2003 e 2010, surgem um dia depois de o atual líder do clube catalão, Josep Maria Bartomeu, ter anunciado a antecipação para o próximo verão das eleições, que se deveriam realizar apenas em junho de 2016.

“Estou preparado, tenho vontade de o fazer e tomarei uma decisão no momento certo”, disse Laporta, sem adiantar quando poderia tornar pública a sua decisão.

Bartomeu, que foi eleito presidente do FC Barcelona em janeiro de 2014, justificou na quarta-feira a antecipação do ato eleitoral com a necessidade de “aliviar a tensão que se vive no clube”, que considerou “desproporcionada e desajustada da realidade”.

Na segunda-feira, o Barcelona despediu o diretor desportivo, Andoni Zubizarreta, ao que se seguiu a demissão do seu adjunto, Carles Puyol, antigo capitão da equipa de futebol, em solidariedade com o superior hierárquico.

Bartomeu tem sido muito criticado nas últimas semanas, depois de ter sido rejeitado o recurso do Barcelona contra o impedimento de inscrever novos futebolistas, imposto devido a irregularidades na contratação de jogadores menores.