O FC Barcelona perdeu hoje em casa 1-0 com o aflito Leganés e agravou a sua crise na Liga espanhola de futebol, na qual partilha agora a liderança com o Atlético de Madrid, mas com mais um jogo disputado.

Um golo do defesa Sergio Gonzalez Poirrier, de cabeça, na sequência de um canto, logo aos quatro minutos, sentenciou a partida a favor dos forasteiros, que lutam pela permanência e triunfaram pela primeira vez na história em casa do Barcelona.

Os catalães repartem agora o comando com o Atlético de Madrid, que recebem no sábado, ambos com 38 pontos, mais um do que o Real Madrid, que na véspera empatou 3-3 em casa do Rayo Vallecano, antes de viajar para Doha onde quarta-feira joga a final da Taça Intercontinental.

Apesar do massacre estatístico, o Barcelona, que apenas venceu um dos últimos cinco jogos no campeonato, desperdiçando confortável vantagem sobre os rivais, não conseguiu marcar, tendo como melhor situação uma bola de Rafinha que o guarda-redes e a trave impediram de entrar, aos 33 minutos.

Horas antes, o Atlético de Madrid, que vem de 11 êxitos seguidos em todas as competições, bateu o Getafe por 1-0, com golo solitário do norueguês Alexander Sorloth, que entrou para a segunda parte.

O Athletic Bilbau vinha de série de quatro triunfos, porém perdeu terreno na luta pelos primeiros lugares, já que cedeu empate 1-1 no terreno do aflito Alavés, continuando em quarto, agora com 33 pontos, seis de vantagem sobre o Maiorca, que também tem as mesmas 18 partidas realizadas.

O Villarreal não aproveitou um Bétis com um jogador a menos durante cerca de uma hora – o argentino Chimy Ávila foi expulso aos 34 minutos, quando os andaluzes lideravam, por 1-0 – e perdeu em casa, por 2-1, caindo assim para sexto, com 26 pontos, embora menos dois jogos, enquanto o oponente subiu a nono, com 24.

Ante um Las Palmas em crescendo, a Real Sociedad não foi além de um nulo caseiro (0-0) que o deixa em sétimo, com 25 pontos, a um de um lugar nas competições europeias.