Pep Guardiola anunciou, esta sexta-feira, que está de saída do comando técnico do Barcelona e o presidente do emblema catalão, Sandro Rosell, aproveitou para revelar o sucessor: Tito Vilanova, o ainda técnico adjunto dos blaugrana.
Sendo assim, José Mourinho já não terá os confrontos galácticos com o seu eterno rival, Pep Guardiola, pelo menos enquanto treinador do Barcelona.
No entanto, Mourinho e o próximo treinador do Barça já protagonizaram uma das cenas mais emblemáticas, e caricaturadas, do futebol mundial.
A 17 de agosto de 2011, na segunda mão da Supertaça espanhola – empate a dois golos na primeira mão -, após o apito final e em cenário de festa catalã por ter vencido o Real Madrid por 3-2, José Mourinho dirigiu-se ao banco do Barcelona para colocar um dedo no olho de Tito Vilanova, e este respondeu com uma palmada nas costas ao treinador português. Quem assistiu tudo de perto foi o “Homem do Bigode” , outra das figuras que acabaria por ficar na história.
Na conferência de imprensa de rescaldo da partida, Mourinho referiu-se a “Pito, ou lá como se chama esse”, em vez de Tito.
Pep Guardiola deixa o Barcelona e caberá agora a Tito Vilanova defender o Barcelona das investidas do Real Madrid já na próxima época.
Caso o finalista Barcelona vença a Taça do Rei ao Athtletic de Bilbao e o Real Madrid o campeonato espanhol, haverá já em agosto um confronto entre os dois treinadores, curiosamente com a mesma competição de fundo.