Diego Simeone concedeu uma entrevista ao jornal argentino La Nación, onde vincou bem a sua identidade enquanto treinador. Defensor acérrimo da primazia do coletivo sobre o individual, o técnico do Atlético de Madrid recorreu até ao rival Barcelona para enfatizar os seus princípios.

"O Guardiola construiu aquele Barcelona campeão, mas o Luis Enrique agarrou numa equipa vencedora e conseguiu torná-la mais forte e mais perfeita. O Barcelona de hoje em dia contra-ataca, trabalha as bolas paradas ofensivas e defensivas. É mais completo", começou por dizer 'Cholo' Simeone, antes de se alongar na teoria do 'Cholismo' com o exemplo de Messi: "Ninguém é mais importante do que a equipa, nem mesmo Lionel Messi, pois mesmo sendo o melhor entre todos, melhorou ainda mais com as chegadas de Luis Suárez e de Neymar. Daqui se pode concluir que mesmo os melhores precisam do grupo".

Em quatro anos e meio no At. Madrid, Diego 'Cholo' Simeone já conseguiu o feito de conduzir os colchoneros à conquista do título espanhol em 2013/14, entre muitas outras conquistas.