Já imaginou Messi a ser treinado por José Mourinho no Manchester United? É uma visão que traz pesadelos a ´afficion` do Barcelona mas que faz sonhar os adeptos dos ´red devils`. Ver Messi às ordens de Mourinho é um dado que ganha cada vez mais credibilidade. O plano é gigantesco e mete a Adidas pelo meio.

Escreve o jornal catalão ´Sport`, citando uma publicação do ´Marketing Deportivo` que José Mourinho tem um plano maquiavélico para tirar Messi do Barcelona, com a ajuda da Adidas. O clube inglês e a gigante alemã vão tentar convencer o astro argentino a mudar-se para Old Traford, de forma a ajudar o clube a chegar aos títulos e potenciar a marca do Manchester United, que não ganha nada significativo há uns anos.

A ideia é Messi assinar a partir da próxima época, deixando o Barcelona a custo zero, em junho de 2018. A marca alemã fez um investimento brutal no Manchester United, na ordem dos 100 milhões de euros por ano para os próximos dez anos, mas entende agora que é preciso dotar o clube de jogadores capazes de leva-lo a títulos nacionais e internacionais. A multinacional alemã, patrocinadora de Messi, quer juntar o seu principal jogador ao clube onde mais investi.

Na altura da assinatura do contrato entre a Adidas e o Manchester United, a marca alemã ´protegeu-se` com uma cláusula de ´medo`: redução de 30 por cento na verba a pagar anualmente ao United, caso o clube não se qualificasse para a Liga dos Campeões. Ou seja, ao estar fora da Champions, como aconteceu esta época, o United só recebe 65 milhões de euros da Adidas.

O ´Marketing Deportivo` lembra que "a oitava renovação de Messi nem começou, não está a ser negociada e não há qualquer proposta em cima da mesa".

A contratação de Messi ainda só não aconteceu devido a milionária cláusula de rescisão do argentino: 250 milhões de euros. Logo, uma das formas de contornar esta cláusula seria pagar 100 milhões de euros a Messi para não prolongar o seu vínculo com os blaugrana, que termina em junho de 2018. Essa verba seria como um prémio de assinatura para o astro argentino que iria receber 50 milhões de euros brutos por ano no Manchester United.

Apesar de todos estes números, capazes de ´embriagar` qualquer jogador, há um pormenor muito importante: a vontade de Messi em deixar o Barcelona, o clube que o formou. Na Catalunha, Messi é um ídolo, pelo que será muito difícil deixar os blaugrana apenas pela questão financeira.