Já é oficial. Ronald Koeman é o novo treinador do FC Barcelona, tendo o acordo definitivo que há alguns dias vinha sendo noticiado sido firmado entre o técnico holandês e o Barça na manhã desta quarta-feira. Koeman assina com os catalães um vínculo válido até 30 de junho de 2022.

A apresentação oficial do novo treinador dos 'blaugrana' será ainda esta tarde, a partir das 17h00 (hora portuguesa). Tratar-se-á de uma apresentação presencial dado que, apesar do período de pandemia que ainda se vive, a história de Koeman no Barça merece, na opinião dos dirigentes do clube catalão, um ato à sua altura e não una conferência de imprensa por videoconferência.

Koeman, defesa que fechou a carreira de jogador com 759 jogos e 250 golos, iniciou a sua carreira de treinador como adjunto na equipa B do FC Barcelona, em 1998/99, após o que regressou a casa para treinar o Vitesse, onde permaneceu até 2001.

O treinador mudou-se para o Ajax, tendo permanecido em Amesterdão até 2004/05, conquistando dois títulos da Liga holandesa, uma Taça e duas Supertaças, antes de se mudar para Portugal, para uma fugaz passagem pelo Benfica (2005/06), coroada com uma Supertaça.

O ex-jogador do FC Barcelona voltou à Liga holandesa em 2006, para assumir o comando técnico do PSV Eindhoven, emblema com o qual voltou a conquistar o título de campeão em 2007.

Após o sucesso com o PSV, Koeman voltou a Espanha e para o Valência (2007/08), vencendo a Taça do Rei, e retomou uma vez mais ao seu país natal para treinar o Alkmaar, com o qual conquistou a Supertaça de 2009, e o Feyenoord (2011/14).

A carreira ascendente de Ronald Koeman abriu-lhe as portas de Premier League em 2014/15, com uma passagem de duas épocas pelo Southampton, antes de ingressar no Everton, em 2016, onde passou 18 meses.

Em 2018, Ronald Koeman assumiu as funções de selecionador dos Países Baixos, que agora deixa para regressar ao FC Barcelona.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.