O Osasuna ganhou hoje a batalha final na Liga espanhola de futebol pelo lugar de acesso à fase preliminar da Liga Conferência Europa, enquanto o Real Madrid confirmou o duvidoso estatuto de vice-campeão, atrás do rival FC Barcelona.

Campeões cessantes e recordistas de títulos, com 35 cetros, os ‘merengues’ não foram além de um empate 1-1 na receção ao Athletic Bilbau na 38.ª e última jornada e só não foram ultrapassados pelo Atlético de Madrid porque os ‘colchoneros’ empataram 2-2 na visita a Villarreal, com um golo sofrido aos 90+3 minutos.

O Athletic Bilbau era um dos muitos aspirantes ao sétimo lugar, que pode proporcionar a participação na Liga Conferência Europa, e começou a cedo a demonstrá-lo no estádio Santiago Bernabéu, mas Mikel Vesga permitiu a defesa do guarda-redes belga Thibaut Courtois na marcação de uma grande penalidade, aos 10 minutos.

Os visitantes não desanimaram e colocaram-se em vantagem no início da segunda parte, aos 49 minutos, por intermédio de Oihan Sancet e o Real Madrid foi, mais uma vez, salvo por Karim Benzema, que, ao contrário de Vesga, não desperdiçou um castigo máximo, aos 72.

O avançado francês voltou a demonstrar valor, no dia em que o clube anunciou a sua saída no fim da época 2022/23, após 14 temporadas em Madrid, e termina o campeonato como o segundo melhor marcador, com 19 golos, atrás do polaco Robert Lewandowski, ponta de lança do FC Barcelona, autor de 23, até ao momento.

O Atlético de Madrid esteve quase a beneficiar do deslize do rival da capital espanhola, apesar de ter entrado a perder em Villarreal, que inaugurou o marcador aos nove minutos, através do senegalês Nicolas Jackson, antes de o argentino Angel Correa virar o resultado, com um ‘bis’ aos 18 e 56.

A expulsão aos 71 minutos do belga Axel Witsel, antigo jogador do Benfica, deixou a equipa forasteira em dificuldades, que se materializaram em golo já em período de compensação, aos 90+3, marcado por Jorge Pascoal, fixando o 2-2 final e recolocando o Atlético de Madrid no terceiro lugar.

O Osasuna nem precisou dos pontos perdidos pelo Athletic Bilbau, oitavo classificado, para segurar a última vaga europeia na La Liga, graças ao ‘bis’ do croata Ante Budimir, aos 52 e 55 minutos, que garantiu o triunfo por 2-1 na receção ao Girona, o qual também tinha possibilidade de chegar ao sétimo posto e que reduziu pelo brasileiro Reinier, aos 75.

O Maiorca é que não esbanjou a possibilidade de subir ao nono lugar final da prova, conseguindo-o com uma vitória por 3-0 na receção ao Rayo Vallecano, que viu dessa forma esfumar-se o sonho de atingir o ambicionado sétimo lugar.

O Sevilha terminou numa modesta 12.ª posição, despedindo-se com uma derrota por 2-1 no estádio da Real Sociedad, sensacional quarta colocada, quatro dias após a conquista da Liga Europa e do consequente apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões, graças ao triunfo na final sobre a Roma, treinada pelo português José Mourinho.

A atribuição do último lugar de despromoção ao segundo escalão, para o qual já foram relegados o lanterna-vermelha Elche e o Espanyol, 19.º e penúltimo classificado, será efetuada na sessão noturna, com o Valladolid a ocupar a indesejada 18.ª posição.

O Valladolid joga em casa com o Getafe (14.º colocado), rival direto na luta pela manutenção, na qual participam ainda Cádiz (13.º), Valência (15.º) e Almeira (16.º), enquanto o Celta de Vigo, treinado pelo português Carlos Carvalhal e primeira equipa acima da ‘linha de água’ (17.º), joga a continuidade no escalão principal na receção ao FC Barcelona.