Um golo de Lionel Messi, já nos descontos, de grande penalidade (90+4), deu este sábado a vitória ao FC Barcelona em casa do Valência, por 3-2, e colocou os catalães provisoriamente na liderança no campeonato espanhol de futebol.

No Mestalla, este jogo da nona jornada esteve empatado até aos instantes finais, valendo ao atual campeão a falta do tunisino Abdennour sobre Luis Suárez, que permitiu a Messi cobrar o penálti com êxito, apesar da estirada de Diego Alves para o lado certo.

O triunfo, num jogo em que esteve a perder por 2-1, depois de ter marcado primeiro, também por Messi, aos 22 minutos, deixa o ‘Barça’ no primeiro lugar, com 19 pontos, mais um do que Real e Atlético Madrid, que só entram em campo no domingo.

No Valência, os internacionais portugueses João Cancelo e Nani foram titulares, bem como André Gomes no FC Barcelona, cedendo o seu lugar a Denis Suárez aos 71 minutos.

Depois do golo inaugural de Lionel Messi, El Haddadi (52) e o ex-benfiquista Rodrigo (56) provocaram a reviravolta no marcador já segunda parte, mas Luis Suaréz igualou aos 62 minutos.

Naquele que foi praticamente o último lance do jogo – para desespero do técnico Cesare Prandelli no banco do Valência – a grande penalidade salvou os campeões espanhóis.

O Real Madrid (18 pontos) recebe no domingo Athletic Bilbau e o Atlético Madrid (18 pontos) visita o Sevilha, com a equipa andaluz a dois pontos de FC Barcelona e a um de ‘merengues’ e ‘colchoneros’.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.