Nelson Semedo esteve em evidência na vitória do Barcelona em casa do Girona por 2-0. O lateral internacional português abriu a contagem aos nove minutos no Estadio Montilivi, naquele que é o seu primeiro golo com a camisola blaugrana, cabo de 59 jogos.

Na segunda parte, já depois do colombiano Bernardo Espinosa ver o segundo amarelo e deixar os anfitriões com 10, aos 51 minutos, o ‘inevitável’ argentino Lionel Messi aumentou a vantagem, aos 69, com um ‘chapéu’ ao guarda-redes marroquino Yassine Bounou, depois de uma tabela com Jordi Alba.

Messi reforçou a liderança da lista dos marcadores da prova, com 19 golos, em 19 jogos, aos quais acresce 10 assistências, sendo que, na sua história, aumentou o total na Liga espanhola para 402 tentos, em 437 encontros.

A formação catalã marcou cedo, na primeira oportunidade, por Nelson Semedo e quase fez o segundo, aos 16, quando Messi isolou um muito desinspirado Coutinho, mas, depois, o Girona teve muitas ocasiões para restabelecer a igualdade.

O uruguaio Christian Stuani foi o mais perigoso dos locais, mas ‘esbarrou’ no guarda-redes alemão Ter Stegen, aos 42, 50 e 55 minutos, sendo que, na primeira ocasião, Pere Pons fez a recarga e Piqué salvou sobre a linha.

Os locais, que tentavam acabar com uma série de sete jogos sem ganhar na prova, perdoaram e Messi sentenciou, marcando pela sétima jornada consecutiva (10 tentos).

Na parte final, o FC Barcelona esteve sempre mais perto do terceiro tento do que o Girona de reduzir, mas o resultado não se alterou, com a equipa de Ernesto Valverde a segurar os cinco pontos de vantagem sobre o Atlético de Madrid, que no sábado recebeu e bateu o Getafe por 2-0.

A vitória permite ao Barcelona reforçar a liderança com 49 pontos, mais cinco que o Atlético Madrid.

Quem 'esfregou as mãos' com este golo de Nelson Semedo foi o Benfica, que assim vai receber cinco milhões de euros. Na altura em que o lateral trocou a Luz pelo Camp Nou, ficou acordado que os 'encarnados' iriam receber cinco milhões de euros por cada 50 jogos do jogador em que tivesse feito, no mínimo, 45 minutos. Algo que conseguiu frente ao Girona.

O Benfica recebeu 30,5 milhões de euros de imediato pela transferência, num negócio que pode chegar aos 50 milhões de euros, mediante o cumprimento de certos objetivos por parte de Nelson Semedo.

Frente ao Girona, Nelson Semedo fez o seu 59.º jogo pelo Barcelona. Esta época foi o 22.º jogo.