Cartazes publicitários com a fotografia do brasileiro Neymar, jogador de futebol da equipa espanhola do Barcelona, causaram polémica na cidade saudita de Meca, o que levou à retirada dos anúncios das ruas.

De acordo com o jornal Meca, a decisão foi tomada por considerar que essa publicidade violava “a santidade religiosa” da cidade, que é o epicentro da peregrinação muçulmana.

A cadeia norte-americana de restaurantes McDonald’s retirou os anúncios com a foto do jogador do Barcelona depois de uma série de críticas surgirem nas redes sociais a dizer que a publicidade prejudicava o prestígio de Meca.

Num comunicado, o funcionário da câmara da cidade Ozman Mali disse que a empresa norte-americana foi informada sobre as observações feitas acerca do anúncio e sobre o que foi difundido nas redes sociais.

Acrescentou que se pedirá aos órgãos competentes para terem em conta essa situação no futuro, por respeito a Meca e pelos sentimentos dos muçulmanos.

Nem as autoridades nem o McDonald’s confirmaram se a medida está relacionada com os hábitos de Neymar no campo de futebol, em que mostra a sua religiosidade cristã.

Meca é a cidade santa mais importante do Islão e milhões de pessoas passam por ela todos os anos, nomeadamente no período das grandes peregrinações.