Quique Setién foi hoje anunciado como o substituto de Paco Herrera no comando do Las Palmas, da Liga espanhola de futebol, após a destituição do técnico que liderou a equipa na subida ao escalão principal na época passada.

Setién assina para o resto da época, com opção para mais uma temporada, caso consiga o objetivo de assegurar a manutenção da equipa insular.

O novo técnico da equipa das Canárias, que terá como adjunto Eder Sanaría Armesto, é apresentado já na terça-feira e começa de imediato a tarefa de recuperar a equipa, que em oito jornadas só ganhou um jogo e empatou dois.

Quique Setién é treinador desde 2001/2002, quando assumiu o comando do Santander, levando a equipa à primeira divisão. Foi ainda selecionador da Guiné Equatorial e treinador do Logroñes e Lugo, emblema a que esteve ligado até ao início deste mês.

Paco Herrera assumira o comando técnico na época passada e conseguiu fazer subir a equipa ao campeonato principal, o que já não acontecia há treze anos, ao bater na final do ‘play-off’ o Saragoça.

O Las Palmas agradeceu em comunicado a Paco Herrera pela “dedicação, profissionalismo, entrega, lealdade e cordialidade” desde o primeiro dia que assumiu o comando técnico e considerou que o treinador “deixou escrita uma das páginas mais felizes da história do clube, a subida de divisão”.

A equipa, que está em penúltimo da Liga, igualou o pior início do campeonato da sua história, com uma única vitória, dois empates e cinco derrotas, a última das quais no último domingo frente ao Getafe, em Madrid, por 4-0.