O Real Madrid juntou-se hoje provisoriamente ao Atlético de Madrid na liderança da Liga espanhola de futebol, após golear o Almeria por 4-0 e beneficiar da derrota do Barcelona 1-0 em Granada, na 27.ª jornada.

Com Pepe e Fábio Coentrão no "onze" – Cristiano Ronaldo continua a recuperar de problemas físicos -, Di Maria (28), Bale (53), Isco (56) e Morata (85) construíram o resultado que permitiu aos “merengues” aproveitar o desaire do Barcelona e pressionar o Atlético de Madrid, que recupera o comando isolado, caso vença no domingo na visita ao Getafe.

O Real Madrid tem os mesmos 79 pontos do Atlético e mais um do que o Barcelona.

Com Nelson e Hélder Barbosa titulares, o Almeria foi impotente para travar a ambição dos “blancos” e assim continua no penúltimo lugar.

Quatro dias depois de terem sido afastados das meias-finais da Liga dos Campeões pelo Atlético de Madrid, os catalães voltaram a cair.

Com o central português Tiago Llori no "onze", o Granada surpreendeu o Barcelona com golo único, apontado por Brahimi, aos 16 minutos: Fran Rico serviu o extremo argelino, que ganhou na corrida a Montoya e “faturou” perante a saída de Pinto.

Em outro jogo da ronda disputado hoje, o Celta de Vigo foi empatar 2-2 a casa da Real Sociedad.

A Real Sociedad adiantou-se no marcador por Canales (08) e ampliou por Griezmann (43), mas os galegos, que ficaram reduzidos a 10 aos 48, por expulsão do central Aurtenetxe, recuperaram, com tentos do ex-benfiquista Nolito (37), de penalti, e Santi Mina (82).

Com este resultado, os forasteiros marcaram passo na corrida europeia, enquanto os galegos continuam em zona tranquila.

Com um golo fora de horas (90+5) do avançado francês Jérémy Perbet, o Villarreal venceu o Levante por 1-0 e “mostra-se” na luta por um lugar na Liga Europa.