O Real Madrid colocou hoje a pressão do lado do FC Barcelona ao golear o Osasuna, por 5-1, com dois golos e duas assistências de Cristiano Ronaldo, afastando-se do seu principal adversário no topo da Liga espanhola de futebol.

Depois de dois empates, os madridistas voltaram às vitórias e fizeram-no de modo contundente, obrigando os catalães, que jogam ainda hoje, a ganhar ao Athletic Bilbau para não ficarem a uns distantes nove pontos.

Fundamental para o triunfo no estádio Reyno de Navarra, em Pamplona, onde o FC Barcelona perdeu em fevereiro, foi Cristiano Ronaldo, autor de dois golos e dois passes para golo.

O “show” do português começou logo aos sete minutos, numa assistência que Benzema não desaproveitou, e continuou aos 37 minutos, quando assistido por Xabi Alonso, fez o 2-0.

Antes do intervalo, o argentino Higuaín teve a honra de assinar o centésimo golo madridista em “La Liga” esta temporada – faltam apenas sete para o recorde absoluto de 107 golos, registado na temporada 1989/1990.

Um Casillas praticamente sem trabalho deixou-se surpreender por Nino, que aos 49 minutos, marcou o golo de honra do Osasuna que, sem o treinador José Luis Mendilibar, expulso aos 11 minutos, ficou à deriva.

A goleada do Real começou a tomar forma aos 70 minutos, com Ronaldo a roubar uma bola a Lekic e a disparar para o 4-1. Mas o avançado português ainda tinha mais trunfos escondidos e, sete minutos depois, centrou para Higuaín, que fez o segundo da sua conta pessoal e o 5-1 final.

Com este resultado, a equipa de José Mourinho soma 78 pontos, mais nove do que o “Barça” que joga hoje com o Athletic de Bilbau.