Cristiano Ronaldo atravessa um caminho difícil para conquistar a terceira bola de ouro consecutiva. Depois da eliminação do Real Madrid da Liga dos Campeões, o jogador português viu gorada a possibilidade de chegar a mais uma final da Liga de Campeões.

Mas falemos de números: Comparando os dois principais candidatos à conquista da Bola de Ouro, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, os dois têm ambos 10 golos na competição. Ainda assim o astro argentino leva vantagem, uma vez que o Barcelona assegurou presença na final da Champions depois de bater o Bayern Munique. O que significa que o argentino pode não só marcar mais golos, como ser o protagonista da final frente à Juventus. Mas, mais importante, é que pode trazer mais um título de campeão europeu no bolso, isto tudo com Ronaldo a ver navios.

Na Liga Espanhola, a situação é quase idêntica. É certo que o Real Madrid ainda não está totalmente fora da corrida pela conquista do campeonato, no entanto, ao Barcelona basta um triunfo frente ao Atlético de Madrid para se sagrar campeão espanhol. Os merengues seguem no segundo lugar a quatro pontos dos culé. Ou seja, com o triunfo na Liga de “nuestros hermanos”, o pequeno argentino embolsa mais um título. Em princípio, de nada servirá a CR7 a consolação de ser o melhor marcador do campeonato espanhol. Cristiano Ronaldo lidera a tabela de melhores marcadores com 42 golos, tem mais dois golos que o argentino.

É claro que tudo isto são suposições, mas normalmente a atribuição do título de melhor jogador do mundo está muito associada a quem vence títulos. Por exemplo, no ano passado Cristiano Ronaldo venceu a Champions, logo venceu a Bola de Ouro (o jogador português venceu o troféu nos últimos dois anos). Se esta lógica se mantiver, e se Messi vencer a Champions com o seu Barcelona, na final com a Juventus, e se tudo indica, vencer também a Liga Espanhola, então a Bola de Ouro já terá novo dono: Lionel Messi.