“Mister, vou embora”, disse Lionel Messi a Tito Vilanova na noite de 19 de abril. O Mundo Deportivo revela hoje os detalhes de uma conversa que, com um resultado diferente, teria mudado o mundo do futebol.

O jornalista espanhol Bernat Soler conta que o encontro na casa de Vilanova foi essencial para fazer Messi mudar de opinião, três dias depois da derrota contra o Real Madrid na final da Taça do Rei.

“Vais para onde? Para o PSG?”, terá respondido o incrédulo técnico, que deixou o comando do Barça em 19 de julho de 2013. Messi defendeu que o dinheiro não era um fator importante, e Vilanova argumentou que Leo nunca estaria num clube melhor do que o Barcelona.

A conversa teve efeitos imediatos, já que Messi decidiu a partida do dia seguinte, contra o Athletic Bilbao, que terminou em 2-1 para os catalães.

Tito Vilanova perdeu a luta contra o cancro na glândula parótida no dia 25 de abril. O atual presidente do Barcelona publicou então uma carta aberta na qual referia que “até ao último momento, [Vilanova] ajudou o clube com os seus conselhos”. Para o Mundo Deportivo, nas entrelinhas da mensagem do presidente estava a convicção de que Vilanova foi essencial para a renovação de contrato de Lionel Messi pelo clube catalão no dia 19 de maio.