Samuel Umtit, Miralen Pjanic e Philippe Coutinho ficaram foram dos eleitos do Barcelona para o jogo com a Real Sociedad, da 1.ª ronda da Liga Espanhola. O trio é dado como estando de saída de Camp Nou, numa altura em que o Barcelona atravessa uma grave crise desportiva e financeira. O clube precisa de vender ativos para equilibrar as contas e a massa salarial.

O número 14, que pertencia a Coutinho, foi atribuído a Rey Manaj, um dos reforços do plantel para esta época.

Para o jogo com os bascos, o técnico Ronald Koeman chamou 23 jogadores, entre eles os reforços Memphis Depay, Emerson Royal e Eric García, inscritos à última da hora. Os reforços para a nova época só foram inscritos depois de o defesa Gerard Piqué ter chegado a acordo para baixar o salário.

Os problemas financeiros do FC Barcelona já impediram o clube de renovar com o argentino Lionel Messi, cujo acordo para prolongar o contrato não permitiria que os catalães cumprissem o 'fair play' financeiro da liga espanhola.

Koeman também não pode contar com Dembélé, Ter Stegen, Fati, Mingueza e Aguero, todos lesionados. O argentino, que chegou a custo zero, nem sequer está inscrito já que vai parar 10 semanas.

Na tentativa de reduzir a massa salarial, o clube já transferiu Jean-Clair Todibo (Nice), Junior Firpo (Leeds), Carles Aleñá (Getafe) e Konrad de la Fuente (Marselha), além de ter emprestado o português Francisco Trincão ao Wolverhampton.