O Valência venceu hoje na receção à Real Sociedad, por 1-0, na 23.ª jornada da Liga espanhola de futebol, e conseguiu sair, provisoriamente, da zona de despromoção, enquanto a equipa basca tem o terceiro lugar ameaçado.

Um lance de infelicidade do médio Igor Zubeldia, que fez um autogolo quando procurava ‘cortar’ uma bola na sua área, aos 40 minutos, foi fatal para a Real Sociedad, que não foi capaz de contornar o ‘muro’ defensivo montado pela equipa do Valência.

Em lugar de descida e a precisar de pontos, o Valência agarrou-se a esse golo e defendeu com tudo, tapando todos os espaços que levavam à sua baliza, perante uma Real Sociedad sem imaginação e sem soluções para dar a volta à situação.

Com estes três pontos, o Valência saiu, provisoriamente, da zona de despromoção, subindo ao 17.º lugar, primeiro acima da ‘linha de água’, com 23 pontos (23 jogos), ultrapassando Almeria e Getafe, 19.º e 18.º, respetivamente, ambos com 22 pontos, mas ainda não jogaram nesta jornada.

Por seu lado, a Real Sociedad vê o seu terceiro lugar mais ameaçado, com o Atlético de Madrid, que hoje empatou com o rival Real Madrid 1-1, a um ponto, no quarto posto, e o Bétis a três pontos, em quinto.

Os jogadores portugueses André Almeida e Thierry Correia deram o seu contributo para a vitória do Valência, o primeiro foi titular e acabou substituído aos 90+1 pelo turco Cenk Ozkacar, e o segundo foi lançado em campo aos 63, substituindo o avançado Samu Castillejo.

Horas antes, Real e Atlético empataram 1-1, no Santiago Bernabéu, resultado que pode deixar os ‘merengues’ a 10 pontos do líder FC Barcelona.

A equipa ‘blanca’ não foi capaz de superar o seu rival, apesar de ter tido mais posse de bola, mais ataques, mais oportunidades de golo, mais pontapés de canto, e de o guarda-redes do Atlético Jan Oblak ter defendido seis remates enquadrados à baliza.

De resto, a maior eficácia dos ‘colchoneros’ permitiu que se adiantassem no marcador aos 78 minutos, pelo veterano central uruguaio José Maria Giménez, a dar a melhor sequência, com uma cabeçada na zona de penálti, a um pontapé livre cobrado pelo internacional francês Antoine Griezmann.

No entanto, o Real Madrid conseguiu mitigar os danos ao empatar aos 85 minutos, através de um ‘salvador’ improvável, o jovem uruguaio Álvaro Rodriguez, de 18 anos, que Carlo Ancelotti lançou aos 77, a substituir o defesa Nacho Fernández, e que saltou mais alto do que toda a gente na área para fazer o 1-1, após um pontapé de canto batido pelo alemão Toni Kroos.

O Atlético de Madrid jogou em inferioridade numérica desde o minuto 64, quando o árbitro não perdoou a conduta do argentino Angel Correa e lhe exibiu o cartão vermelho direto.

Com os dois pontos perdidos hoje, o Real Madrid arrisca-se a ver o rival FC Barcelona, que joga em Almeria, no domingo, aumentar o avanço que leva na liderança para 10 pontos, caso vença o seu adversário.

Nos outros jogos que também se disputaram hoje, destaque para a vitória do Cadiz, 14.º da geral, por 1-0, na receção ao sexto classificado, o Rayo Vallecano, graças a um golo do avançado Sérgio Guardiola aos 74 minutos, além do triunfo também caseiro do Espanyol sobre o Maiorca, por 2-1.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.